Record Challenge Park: João Portela fez de professor e dupla Veiga superou desafio no ténis de mesa

José e João, pai e filho, desafiaram-se numa das modalidades que estará na 'ementa' da grande festa do desporto

A carregar o vídeo ...
Uma aula especial com João Portela: pai e filho novamente juntos… agora no ténis de mesa

Até 31 de maio é um ‘tirinho’. O Parque de Jogos 1º de Maio - INATEL está quase a vestir-se a rigor para receber o Record Challenge Park e nós continuamos em estágio com o objetivo de dar a conhecer algumas das modalidades que estarão nas nossas Olimpíadas, como é o caso do ténis de mesa. Quem vos escreve já se aventurou recentemente na capoeira, com a dona Celeste, mas desta vez ficou nos bastidores a acompanhar a dupla perfeita para fazer face a este desafio: José e João Veiga, pai e filho que ficaram conhecidos na minissérie ‘Sem Limites’ e que tantas maratonas colecionam juntos, tiveram agora a oportunidade de se defrontarem e de também medirem forças com um multicampeão dos anos 80, de seu nome João Portela.

A Associação de Ténis de Mesa de Lisboa, cujas paredes carregadas de fotografias e galhardetes emanam cheiro a história, teve a gentileza de nos abrir as portas para mais uma aula. “Eu já joguei, mas foi há muitos anos”, diz-nos João, de 36 anos, recordando os tempos de iniciante no Benfica, enquanto o pai, de 65, vai olhando atentamente para o espaço.

Já de raqueta na mão, João Portela, cujo rosto está gravado nos quatro cantos do espaço – ou não estivéssemos na presença de alguém que conquistou 14 títulos nacionais –, começa por dar umas luzes sobre princípios básicos e questões técnicas, tendo depois desafiado ambos para baterem umas bolas. “Vai tu primeiro!”, disse José, entre risos, passando a batata quente ao filho. Sem apertar muito, o ex-mesatenista do Sporting preparou a dupla para o duelo familiar, que viria a sorrir ao mais novo... mas apenas nas vantagens! “Se tinha pouco jeito, agora é quase nulo. Só com treino”, diz João, que viu o pai superar-se. “Isto é viciante. É uma modalidade que dá prazer, é social, estamos perto do adversário.”

No meio de tanta animação, quem vos escreve não aguentou e decidiu desafiar João Portela... mas a ideia revelou-se péssima. Nunca teríamos hipótese, nem que o adversário jogasse com uma frigideira. “Esta modalidade é ideal para quem quer começar a praticar desporto. É uma modalidade que desenvolve o corpo, os reflexos, a atividade cognitiva e sensorial”, afirma Portela, de 60 anos.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Record Challenge Park

Notícias
Notícias Mais Vistas