O último estágio foi sobre rodas! O Alenquer abriu-nos as portas para uma verdadeira aula de hóquei, que é uma das grandes novidades do evento de sábado
Só falta mais uma noite de sono antes do grande dia. O Record Challenge Park é já amanhã (inscreva-se AQUI), por isso descanse bem, porque aproxima-se um evento cheio de animação, competitividade e divertimento, no qual poderá experimentar as mais variadas modalidades, sendo que uma das grandes novidades é esta que lhe trazemos hoje: hóquei em patins. O Alenquer e Benfica abriu as portas à equipa de reportagem Record, que voltou a levar um craque. Para além de quem vos escreve – um autêntico ‘nabo’ que nunca tinha calçado uns patins –, fomos representados pelo Rafael Godinho, federado antes de reforçar a nossa equipa, que provou que o velho ditado é mesmo real: quem sabe... nunca esquece!
"Passou ao lado de uma grande carreira", soltou Pedro Gonçalves, treinador do Alenquer, que fez questão de nos transmitir todas as bases deste desporto tão acarinhado pelos portugueses. "Muita gente pensa que o foco do hóquei está logo no stick, mas a verdade é que sem uma boa patinagem, o stick não vai funcionar", começou por dizer o técnico, salientando uma das particularidades desta modalidade: "É das poucas que exige os 4 membros – patinar com os inferiores e manusear o stick com os superiores. Mas aquilo que se ensina primeiro é a patinagem, porque é um novo andar."
Relacionadas
E posso mesmo confirmar esta teoria. Calçando os patins pela primeira vez, senti-me num novo Mundo e foi bastante desafiante! As quedas fazem parte do processo, mas depois, quando se olha para os craques, nota-se que, a certa altura, os patins começam a fazer parte do corpo. O Rafael Godinho foi acompanhado pelos craques Marinho e Afonso Severino na tentativa de bater o Tomás Ventura – missão bastante complicada. É impossível ver alguém a jogar bem hóquei e não querer experimentar, mas é precisar dar os primeiros passos... literalmente.
"Do ponto de vista cognitivo, é um desporto super exigente porque tens de ter tudo muito bem trabalhado, desde os membros superiores até aos inferiores. O que diferencia um bom jogador de um grande jogador é a harmonia entre os patins e o ‘stick handling’. Podes ser um génio com o stick, mas se os pés não trabalharem... não dá", referiu Pedro Gonçalves, concluindo a conversa com um ‘pormenor’ que, muitas vezes, é esquecido: as tabelas. "Quando se vê um jogo de futebol e o Ronaldo falha a baliza, ele fica a lamentar-se. Depois chega-se aqui, remata-se ao lado e ficamos também a lamentar-nos... o problema é que a bola bateu na tabela e já está a haver um contra-ataque do outro lado."
Quer mais motivos para experimentar o hóquei amanhã no Record Challenge Park? Tenha patinado ou não, vai valer a pena, e lembre-se: as quedas fazem parte.
Tradição cumpriu-se com mais de 19 mil pessoas que coloriram um dia bem repleto de desporto e com festa para todas as idades
Modalidade paralímpica é uma das novidades desta edição
Modalidade é uma das novidades na 9.ª edição da iniciativa que está a animar o Parque de Jogos 1.º Maio INATEL, em Lisboa
Atividade física e muito divertimento é o que o espera no Parque de Jogos 1.º de Maio em mais uma edição das nossas Olimpíadas. Marque na agenda!
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes