O braço-de-ferro entre a UEFA e a Superliga segue sem fim à vista. O primeiro dia de audiências no Tribunal de Justiça da União Europeia, que tem como objetivo determinar se a UEFA goza de um monopólio na organização de competições internacionais, terminou com acusações de parte a parte. Donald Slater, advogado da UEFA, referiu que a Superliga é "o exemplo perfeito do que conhecemos como cartel", enquanto Miguel Odriozola, da ‘Clifford Chance’, respondeu que "a UEFA governa o futebol com mão de ferro e nunca autorizará nenhum projeto que coloque em risco o seu monopólio."
A UEFA, apoiada pelas ligas europeias, lançou oposição ao projeto da Superliga – que Real Madrid, Barcelona e Juventus apoiam – pois entende que "querem é comer o bolo inteiro", segundo o que se pôde ouvir na audiência. A UEFA sustenta que esta competição "prejudicaria os objetivos de solidariedade, equilíbrio competitivo e promoção do futebol de formação". Por sua vez, a Superliga comprometeu-se a investir 320 M€ por ano nas equipas que não disputam a prova, que no seu novo projeto contempla a subida e descida, desvinculando-se do rótulo de liga fechada. De acordo com o projeto final, a prova teria 20 clubes formados por 15 fundadores e outros cinco que se qualificariam através de eliminatórias. Haveria dois grupos de 10 clubes cada, jogando em casa e fora. Após a fase de grupos, oito clubes seguiriam para o ‘mata-mata’, que culminaria numa final four. Hoje será realizado o segundo e último dia da audiência. A decisão é esperada até final do ano ou, no máximo, no início de 2023.
Acordo milionário nos EUA
Entretanto, a UEFA está a negociar a venda dos direitos televisivos da Liga dos Campeões para os Estados Unidos por um acordo que pode chegar perto dos dois mil milhões de euros em seis anos, segundo a ‘Bloomberg’.
Cazaques e cipriotas defrontam-se em Almaty à procura da primeira vitória na competição
Artilheiro norueguês marca há 11 jogos consecutivos
Avançado sueco quer acabar com o jejum mas terá pela frente um muro chamado Oblak
Segunda derrota consecutiva para o técnico português dos hammers
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês