A A22 Sports Management, a empresa responsável pela Superliga, explica esta quinta-feira, através de um documento publicado no 'El País', algumas das medidas que pretende colocar em prática no projeto em que está a trabalhar - uma "nova Superliga" -, garantindo que esta última "corrige alguns pontos de conflito que estavam presentes na proposta inicial".
"O futebol europeu está à beira do abismo. Têm surgido enormes desequilíbrios no nosso continente relativamente a clubes europeus tradicionais com um glorioso passado, que hoje são incapazes de competir", começa por referir o documento, intitulado "Dez princípios para uma liga europeia de futebol".
Assim, a ideia seria criar "uma liga aberta com várias divisões, composta por entre 60 a 80 equipas, e que permitisse uma distribuição sustentável de bilhetes pela pirâmide do futebol. A participação [de cada equipa] a cada temporada deveria basear-se no mérito desportivo, sem que existam membros permanentes".
As equipas presentes, frisa a A22, continuariam a disputar as respetivas competições domésticas, sendo que esta "nova Superliga" seria uma competição à parte, "governada pelos clubes com normas de sustentabilidade financeira transparentes e aplicadas de forma rigorosa". Desta forma, pode ler-se no documento, pretende-se "melhorar a competitividade dos clubes europeus através da distribuição equilibrada dos recursos financeiros".
Na mesma linha, a empresa refere que outras das metas é a de "criar uma competição europeia de futebol que se torne no acontecimento desportivo mais emocionante do Mundo". De resto, a A22 destaca que a prova tentaria promover as bases do futebol feminino, e que algumas das receitas provenientes dos jogos (e não só) iriam diretamente para ações de solidariedade.
Por RecordAcompanhe todas as incidências do encontro
Acompanhe todas as incidências do encontro
Acompanhe todas as incidências do encontro
Acomanhe todas as incidências do encontro
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1