A carreira de Adrian Mutu ficou marcada pelo teste positivo a cocaína em outubro de 2004, altura em que representava o Chelsea de José Mourinho. Em entrevista ao 'The Telegraph', o antigo internacional romeno, que acabou por ver o clube londrino rescindir o seu contrato, recordou esse período, mostrando-se arrependido por ter entrado no mundo das drogas.
"Consumir cocaína quando estava no Chelsea foi a pior decisão da minha carreira. Estava sozinho e triste, mas nem a depressão ou qualquer outra coisa justificaram as minhas ações, começou por referir Adrian Mutu, de 46 anos, acrescentando: "Devia ter pedido ajuda e não o fiz. No entanto, aprende-se com tudo na vida. Essa lição tornou-me uma pessoa melhor, muito mais madura e consciente de mim própria. E estou orgulhoso disso".
Depois de um longo processo que se arrastou durante mais de uma década, Adrian Mutu foi condenado a pagar 17 milhões de euros ao Chelsea: "Tolerância zero. Era a política do Chelsea em relação às drogas. E acho que é justo. Cometi um erro, desviei-me do caminho e paguei o preço por isso".
Adrian Mutu reiterou que se sentia sozinho, considerando que tinha potencial para vencer uma Bola de Ouro: "Fui apanhado de surpresa. Não estava preparado. Cheguei ao Chelsea numa altura turbulenta da minha vida pessoal e dei por mim envolvido em várias desculpas e mentiras. Era muito jovem, estava muito sozinho. Acredito que, durante mais de uma temporada, estive entre os melhores jogadores do mundo e, por isso, teria vencido facilmente [a Bola de Ouro]. Mas as decisões erradas impediram-me. Tento não me martirizar por causa disso".
Após sair do Chelsea, Adrian Mutu teve passagens por Juventus, Fiorentina, Cesena (Itália), Ajaccio (França), FC Petrolul Ploiesti (Roménia), Pune City (Índia) e Targu Mures (Roménia). Terminou a carreira em 2015/16.
Loucura em Miami para o duelo da 3.ª jornada do Grupo K da prova
Avançado português não conseguiu impedir desaire por 2-1
Triunfo por 3-1 da formação da capital
Lateral-esquerdo viaja para o Cairo no domingo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana