Joseph Blatter está no centro de uma investigação do FBI, no âmbito do escândalo de corrupção que abala da FIFA, noticiaram esta terça-feira órgãos de comunicação social norte-americanos, após o pedido de demissão apresentado pelo ainda presidente do organismo.
Citando fontes das autoridades e outras ligadas ao inquérito, o New York Times e a cadeia de televisão ABC News noticiaram que Blatter está a ser investigado pela polícia federal norte-americana e pelo Departamento de Justiça norte-americano no âmbito do escândalo de corrupção conhecido na semana passada.
O New York Times escreve mesmo que as autoridades norte-americanas esperam poder contar com a cooperação de alguns dos responsáveis da FIFA formalmente acusados na semana passada.
Blatter, que hoje anunciou a sua renúncia à presidência da organização de cúpula do futebol mundial, foi reeleito a 29 de maio para um quinto mandato como presidente da FIFA, até 2018, ao vencer o jordano Ali bin al Hussein.
A reeleição de Blatter aconteceu, no entanto, num momento conturbado da vida da organização, depois de o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ter indiciado nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).
A investigação foi conhecida a 27 de maio, horas depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete dirigentes da FIFA num hotel de Zurique.
Seleção Nacional arranca o apuramento para o Mundial'2026
Magiares visitam a Irlanda no outro jogo da 1.ª jornada Grupo da Seleção Nacional
Apesar de alguma demora a engrenar, os meninos de ouro convenceram sob o novo selecionador
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo