Lautaro Rivero tem apenas 21 anos, mas a sua (ainda) curta história de vida já é um verdadeiro caso de sucesso. Há sete anos, quando tinha apenas 14, o jovem futebolista natural de Moreno suscitou o interesse do River Plate, depois de ter dado nas vistas ao serviço do Los Halcones, clube que ficava perto da rua onde morava. Apesar de ter ingressado nos escalões jovens do poderoso emblema argentino, Lautaro Rivero nunca chegou a ter uma oportunidade na equipa principal dos Millonarios e acabou por ser relegado para a equipa de reservas. Perante um cenário pouco animador, o jovem futebolista decidiu abraçar um novo desafio na carreira e foi então emprestado ao Central Córdoba, onde despontou no início deste ano (2 golos em 20 jogos), fruto também das saídas de Sebastián Valdez e de Yonatthan Rak, habituais titulares da defesa na última época.
O bom nível demonstrado no emblema de Santiago del Estero levou o River Plate a precaver-se e a chamar o jogador de volta ainda antes do arranque do Mundial de Clubes, prova onde não chegou a estrear-se e na qual o River Plate acabou por não conseguir chegar às eliminatórias (foi 3.º no Grupo E, atrás de Inter e Monterrey). Contudo, pegou de estaca no campeonato argentino, assumindo a titularidade do centro da defesa. O voto de confiança do técnico Marcelo Gallardo levou-o a uma estreia na Libertadores, onde foi eliminado pelo Palmeiras de Abel Ferreira nos quartos de final (desaires por 2-1 e 3-1). As exibições sólidas com a camisola do River Plate em tão pouco tempo não passaram despercebidas a Lionel Scaloni, que decidiu chamar o jovem defesa-central para o duplo compromisso particular que a Argentina terá nos dias 11 e 14 frente à Venezuela e Porto Rico, respetivamente.
A história de superação que conquistou os corações dos argentinos
Em 2023, quando ainda procurava ganhar um espaço no mundo do futebol profissional, Lautaro Rivero ainda ajudava a família a pagar as contas com a venda ambulante de alfajores, um doce muito popular em alguns países da América do Sul (como é o caso da Argentina), junto dos carros que paravam nos semáforos perto da sua casa. "Somos muito humildes e trabalhadores. O meu maior desejo é ver a minha família bem. Quero que a minha mãe, o meu pai e os meus irmãos tenham tudo o que merecem. Graças a eles, estou aqui e luto todos os dias", dizia o jovem, em declarações ao site oficial do River Plate, numa entrevista concedida em 2022.
Nos últimos dias, Lautaro Rivero viu ser-lhe concretizado um dos maiores sonhos que qualquer futebolista pode ter na sua carreira - foi chamado a representar o seu país - e a imagem do menino de Moreno que vendia doces nas filas de trânsito rapidamente conquistou os corações dos argentinos (e não só).
Por Sérgio MagalhãesCom seis jornadas já disputados, o ENP ocupa o último lugar com apenas 1 ponto
Lateral-esquerdo marcou um golaço no empate entre os campeões gauleses e o Lille
Roberto Martínez obrigado a mexer na convocatória
Técnico italiano de 52 anos vai orientar a seleção asiática no Mundial do próximo ano
Em apenas dois anos, o jovem central deu um salto de gigante na carreira e passou da equipa de reservas do River Plate para a albiceleste
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Portal 'The Athletic' falou com jogadores e um professor universitário para analisar a questão
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
UEFA já tem em cima da mesa uma proposta da Superliga