O que têm em comum Iker Casillas, Deco, Raúl González, Romário ou Roberto Carlos, para além de serem ou terem sido jogadores de classe mundial? O apoio à candidatura de Luís Figo à presidência da FIFA. A eles, nas últimas horas, juntaram-se muitos outros nomes, como o treinador do Benfica Jorge Jesus e o árbitro internacional português Pedro Proença, o que leva a uma conclusão imediata – o futebol de chuteiras une-se ao lado de Luís Figo.
No dia em que David Ginola pôs fim à sua candidatura – que na realidade não passou de um golpe publicitário de uma casa de apostas irlandesa – o número de individualidades que se colocaram ao lado do português não parou de crescer.
“É interessante que apareçam caras novas e creio que as instituições devem renovar-se. Conhecendo-o como o conheço, sei que terá as suas razões e que se sente preparado para a tarefa. Desejo-lhe toda a sorte”, disse Iker Casillas, o guarda-redes do Real Madrid.
Outros antigos companheiros no clube merengue também se mostraram solidários. O brasileiro Roberto Carlos foi um deles. “Temos de regressar às origens do futebol, de valorizar o jogo. Luís Figo tem as competências e a sensibilidade necessárias para mudar a FIFA”, disse o antigo defesa esquerdo.
Já Raúl González, antigo avançado do Real Madrid e da seleção de Espanha, também não teve dúvidas em assumir: “Um jogador com o passado e a história de Figo só pode trazer coisas boas ao futebol. A sua candidatura é uma boa notícia e estou seguro que vai contribuir para o debate de novas ideias que servirão para melhorar o futebol”.
Também em Portugal Jorge Jesus e o árbitro Pedro Proença declaram apoio a Figo. “Estou com ele a 200 por cento”, disse o treinador do Benfica. Para além de ter sido um grande jogador, tem a bagagem e a capacidade para exercer a função de presidente da FIFA. Não sei que apoios terá, mas o importante é que a Federação Portuguesa de Futebol já o apoiou publicamente. Vejo nele muita capacidade para isso, mas há sempre muitos interesses políticos pelo meio”, acrescentou.
Pedro Proença manifestou-se apoiante de Figo porque “como homem, jogador e embaixador da Seleção Nacional e do futebol português, sempre deu provas do seu carácter e profissionalismo”.