A gala do prémio The Best realiza-se na terça-feira, em Doha, com os portugueses Nuno Mendes e Vitinha, ambos do campeão europeu e tetracampeão francês Paris Saint-Germain, nomeados para melhor futebolista masculino, anunciou hoje a FIFA.
A cerimónia começará às 20:00 locais (17:00 em Lisboa), na capital do Qatar, e vai reunir 800 convidados num jantar de gala, sendo marcada pela atribuição do prémio do melhor jogador do ano, cuja 10.ª edição tem 11 concorrentes, incluindo dois internacionais lusos.
Além do defesa esquerdo Nuno Mendes e do médio Vitinha, lutam por essa distinção os colegas de equipa Achraf Hakimi e Ousmane Dembélé - que venceu a Bola de Ouro em setembro -, bem como Pedri, Raphinha e Lamine Yamal (todos do FC Barcelona), Harry Kane (Bayern Munique), Cole Palmer (Chelsea), Mohamed Salah (Liverpool) ou Kylian Mbappé (Real Madrid), que conquistou a Bota de Ouro europeia na temporada 2024/25.
Os finalistas foram selecionados por especialistas da FIFA, que irá revelar o sucessor do brasileiro Vinicius Júnior (Real Madrid) um dia antes da decisão da Taça Intercontinental, entre o Paris Saint-Germain e o campeão brasileiro e sul-americano Flamengo, no Qatar.
O organismo regulador do futebol mundial atribuirá ainda o prémio de melhor futebolista, com 17 candidatas, e distinguirá os melhores guarda-redes e treinador nos dois géneros.
O espanhol Roberto Martínez, que levou a seleção portuguesa à reconquista da Liga das Nações seis anos depois, vai ter a concorrência de Arne Slot (Liverpool), Enzo Maresca (Chelsea), Hans-Dieter Flick (FC Barcelona), Javier Aguirre (seleção do México), Mikel Arteta (Arsenal) e Luis Enrique (PSG) pelo prémio de melhor técnico no setor masculino.
Em 2024, o italiano Carlo Ancelotti conquistou essa distinção, enquanto Emma Hayes foi eleita a melhor treinadora no futebol feminino e a média espanhola Aitana Bonmatí (FC Barcelona) renovou o troféu de melhor jogadora, podendo isolar-se como recordista este ano - já nos homens, o argentino Lionel Messi ganhou três das nove edições anteriores.
O vencedor de cada categoria vai ser definido pelos adeptos registados através do sítio oficial da FIFA, pelos técnicos e capitães das seleções masculinas e femininas das 211 federações-membro da entidade, e por jornalistas, todos com peso similar nas votações.
O público também tem impacto na escolha das melhores seleções masculina e feminina, tendo a primeira 10 lusos na corrida: o guarda-redes Diogo Costa (FC Porto), os defesas Raphäel Guerreiro (Bayern Munique), Rúben Dias (Manchester City) e Nuno Mendes, os médios Vitinha, Bruno Fernandes (Manchester United), Rúben Neves (Al Hilal), Bernardo Silva (Manchester City) e João Neves (PSG) e o avançado Cristiano Ronaldo (Al Nassr).
O defesa argentino Nicolás Otamendi, do Benfica, e o avançado sueco Viktor Gyökeres, contratado pelo Arsenal ao bicampeão português Sporting no verão, também concorrem.
Já os prémios Puskas e Marta, para os melhores golos em cada género, terão 50% das preferências dos adeptos e outros tantos de um painel de especialistas da FIFA, com o português Kevin Rodrigues a concorrer ao galardão masculino com um remate de longe pelo Kasimpasa, do qual saiu no verão para o Gaziantep, também do campeonato turco.
Por entre mais de 16 milhões de votos submetidos, o público vai atribuir em exclusivo a distinção dos adeptos, tal como acontece com os especialistas da FIFA na de 'fair play'.
Por LusaLíder Al Nassr enfrenta esta sexta-feira o lanterna-vermelha Al Najma
Projeto começou como uma brincadeira e tem milhares de seguidores nas redes sociais
Avançado sueco fraturou a fíbula em dezembro
Treinador do PSG falou da importância de ter jogadores versáteis no plantel
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Nervos estiveram à flor da pele durante a cobrança dos penáltis, que viria a determinar o vencedor da partida
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Gauleses ultrapassam Espanha e Argentina
Internacional bósnio de 40 anos trabalhou com portugueses na Roma