_
A gala do prémio The Best realiza-se na terça-feira, em Doha, com os portugueses Nuno Mendes e Vitinha, ambos do campeão europeu e tetracampeão francês Paris Saint-Germain, nomeados para melhor futebolista masculino, anunciou hoje a FIFA.
A cerimónia começará às 20:00 locais (17:00 em Lisboa), na capital do Qatar, e vai reunir 800 convidados num jantar de gala, sendo marcada pela atribuição do prémio do melhor jogador do ano, cuja 10.ª edição tem 11 concorrentes, incluindo dois internacionais lusos.
Além do defesa esquerdo Nuno Mendes e do médio Vitinha, lutam por essa distinção os colegas de equipa Achraf Hakimi e Ousmane Dembélé - que venceu a Bola de Ouro em setembro -, bem como Pedri, Raphinha e Lamine Yamal (todos do FC Barcelona), Harry Kane (Bayern Munique), Cole Palmer (Chelsea), Mohamed Salah (Liverpool) ou Kylian Mbappé (Real Madrid), que conquistou a Bota de Ouro europeia na temporada 2024/25.
Os finalistas foram selecionados por especialistas da FIFA, que irá revelar o sucessor do brasileiro Vinicius Júnior (Real Madrid) um dia antes da decisão da Taça Intercontinental, entre o Paris Saint-Germain e o campeão brasileiro e sul-americano Flamengo, no Qatar.
O organismo regulador do futebol mundial atribuirá ainda o prémio de melhor futebolista, com 17 candidatas, e distinguirá os melhores guarda-redes e treinador nos dois géneros.
O espanhol Roberto Martínez, que levou a seleção portuguesa à reconquista da Liga das Nações seis anos depois, vai ter a concorrência de Arne Slot (Liverpool), Enzo Maresca (Chelsea), Hans-Dieter Flick (FC Barcelona), Javier Aguirre (seleção do México), Mikel Arteta (Arsenal) e Luis Enrique (PSG) pelo prémio de melhor técnico no setor masculino.
Em 2024, o italiano Carlo Ancelotti conquistou essa distinção, enquanto Emma Hayes foi eleita a melhor treinadora no futebol feminino e a média espanhola Aitana Bonmatí (FC Barcelona) renovou o troféu de melhor jogadora, podendo isolar-se como recordista este ano - já nos homens, o argentino Lionel Messi ganhou três das nove edições anteriores.
O vencedor de cada categoria vai ser definido pelos adeptos registados através do sítio oficial da FIFA, pelos técnicos e capitães das seleções masculinas e femininas das 211 federações-membro da entidade, e por jornalistas, todos com peso similar nas votações.
O público também tem impacto na escolha das melhores seleções masculina e feminina, tendo a primeira 10 lusos na corrida: o guarda-redes Diogo Costa (FC Porto), os defesas Raphäel Guerreiro (Bayern Munique), Rúben Dias (Manchester City) e Nuno Mendes, os médios Vitinha, Bruno Fernandes (Manchester United), Rúben Neves (Al Hilal), Bernardo Silva (Manchester City) e João Neves (PSG) e o avançado Cristiano Ronaldo (Al Nassr).
O defesa argentino Nicolás Otamendi, do Benfica, e o avançado sueco Viktor Gyökeres, contratado pelo Arsenal ao bicampeão português Sporting no verão, também concorrem.
Já os prémios Puskas e Marta, para os melhores golos em cada género, terão 50% das preferências dos adeptos e outros tantos de um painel de especialistas da FIFA, com o português Kevin Rodrigues a concorrer ao galardão masculino com um remate de longe pelo Kasimpasa, do qual saiu no verão para o Gaziantep, também do campeonato turco.
Por entre mais de 16 milhões de votos submetidos, o público vai atribuir em exclusivo a distinção dos adeptos, tal como acontece com os especialistas da FIFA na de 'fair play'.
Por LusaSiga todas as incidências da partida a contar para a 16.ª jornada da Premier League
Avançado polaco tem contrato até 30 de junho de 2026
Internacional belga foi formado no Anderlecht e chegou ao conjunto italiano em 2020
Harry Amass e Chido Obi deixaram 'indiretas' ao técnico português nas redes sociais
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo