_
Inglaterra, detentora do troféu, e Alemanha apuraram-se esta quarta-feira para a final do Campeonato da Europa de sub-21, ao afastarem Holanda (2-1) e França (3-0) nas 'meias', respetivamente, marcando encontro no sábado, em Bratislava.
Na capital da Eslováquia, os ingleses triunfaram com um bis de Harvey Elliott (63 e 86 minutos), por entre um golo do suplente Noah Ohio (72') a favor dos holandeses, que tinham afastado na fase anterior Portugal (1-0), finalista vencido em 1994, 2015 e 2021.
A Holanda falharam o regresso ao embate decisivo, após os êxitos em 2006, na única edição realizada em Portugal, e em 2007, como anfitriões, enquanto a Inglaterra, vencedora em 1982, 1984 e 2023, vai discutir o cetro pela quarta vez, e segunda com o irlandês Lee Carsley, selecionador interino do conjunto sénior dos três leões em 2024.
A única derrota inglesa em finais do principal torneio europeu de seleções de sub-21 foi imposta em 2009 pela Alemanha, campeã também em 2017 e 2021 - frente a Portugal -, que selou a sexta presença na decisão com um triunfo sobre a França (2-0), em Kosice.
Os gauleses, campeões em 1988 e adversários da equipa das 'quinas' na primeira fase, foram derrotados com golos de Nelson Weiper (8'), Nick Woltemade (14), líder dos melhores marcadores da prova, com seis golos, e do suplente Brajan Gruda (90'+3).
O defesa central Bright Arrey-Mbi, do Sp. Braga, foi totalista pela Alemanha, que impossibilitou a terceira final da França, após 1988 e 2002, e vai decidir a 25.ª edição do Europeu de sub-21 com a Inglaterra no sábado, no Estádio Tehelné pole, em Bratislava.
Os dois finalistas já se cruzaram na terceira e última jornada do Grupo B, com vitória da mannschaft por 2-1, e tentarão destacar-se no pódio do palmarés da principal prova de seleção de 'esperanças', encimado por Espanha e Itália, ambos com cinco troféus cada.
Por LusaUruguaio sucede a Luis Carrión
Cada federação será responsável pela definição de critérios e distribuição destes mesmos ingressos
Jovem médio ofensivo lesionou-se com gravidade no Mundial de Clubes
Lateral não alinha pelos nerazzurri desde 9 de novembro
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'