No topo do futebol português

No topo do futebol português

Dia histórico para o futebol português. Depois de Eusébio da Silva Ferreira ter ganho a Bola de Ouro de 1965 e Luís Figo ter repetido o feito do Rei em 2000, Cristiano Ronaldo chegou novamente ao trono, tornando-se no primeiro futebolista português a ser eleito duas vezes o melhor do Mundo, depois de já ter sido distinguido em 2008.

Trata-se da cereja no topo de um bolo que foi o ano de 2013, o melhor da carreira de Ronaldo. O craque do Real Madrid apontou 69 golos em 59 jogos oficiais no ano passado - entre clube e Seleção - batendo o recorde pessoal e igualando o máximo nacional absoluto, que reparte agora com Fernando Peyroteo. Apesar de não ter conquistado qualquer título pelo Real Madrid, as suas exibições ao serviço dos merengues e no playoff de acesso ao Mundial'2014, em que brilhou intensamente diante da Suécia, contribuíram de forma decisiva para ser eleito.

PUB

Neste período de cinco anos entre a primeira e a segunda Bola de Ouro - a maior diferença juntamente com a registada por Ronaldo Nazário (1997-2002) -, Cristiano apontou 274 golos em 307 encontros...

Muito perto

PUB

Em 1966, Eusébio ficou a um voto de ser eleito pela segunda vez consecutiva o melhor futebolista do Planeta mas o correspondente da "France Football" em Portugal, podendo dar cinco votos ao Pantera Negra, acabou por... não dar nenhum (e um bastaria para conquistar a Bola de Ouro...). O infortúnio do Rei permite agora a Cristiano Ronaldo ocupar um lugar bem especial no futebol português...

Ronaldo já é o futebolista português com maior número de presenças no pódio dos finalistas – seis, tendo apenas falhado em 2010 –, à frente de Eusébio (três, em 1962, 1965 e 1966, e uma vitória em 1965), Figo (uma vitória em 2000), Paulo Futre (uma presença em 1987) e Deco (uma presença em 2004).

Mais perto dos mitos

PUB

Ronaldo igualou figuras consagradas do futebol mundial como Alfredo di Stéfano, Franz Beckenbauer, Kevin Keegan, Karl Heinz-Rummenigge e Ronaldo Nazário, todos eles com duas Bolas de Ouro. A um troféu de distância ficam agora mitos como Johan Cruyff, Michel Platini e Marco van Basten e a dois fica... o contemporâneo Lionel Messi.

De referir que Ronaldo tornou-se o primeiro desde Figo (2000) a vencer a Bola de Ouro sem conquistar qualquer título pelo seu clube no ano em análise.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Notícias Mais Vistas
PUB