Luís Figo apresentou esta quinta-feira a candidatura à presidência da FIFA. Confira aquin o perfil dos quatro concorrentes.
FIGO
É o único ex-futebolista entre os candidatos e tem um currículo invejável. Fez 127 jogos pela Seleção Nacional, e ganhou a Bola de Ouro em 2000 e o troféu de Melhor do Mundo da FIFA em 2001. Após acabar a carreira, tornou-se diretor para as relações internacionais no Inter e desde 2011 que é membro do Comité de Futebol da UEFA.
Federações subscritoras: Portugal, Polónia, Dinamarca, Montenegro, Bulgária e Luxemburgo.
BLATTER
O atual presidente é o claro favorito à reeleição para um quinto mandato. Joseph Blatter ocupa o cargo desde junho de 1998, diz-se que com a ajuda financeira dos países árabes. Desde a sua eleição que a FIFA vive crise atrás de crise, mas ainda assim continua popular junto de muitas federações, especialmente as que beneficiam dos muitos donativos financeiros que regularmente recebem.
Federações subscritoras: É o único canditato que não revelou os apoios.
AL-HUSSEIN
O príncipe Ali bin Al-Hussein é o mais novo dos candidatos. Membro do Comité Executivo da FIFA desde 2011, vice-presidente da confederação asiática e líder da federação jordana desde os 25 anos. Foi decisivo na campanha que permitiu o uso do hijab às mulheres muçulmanas que jogam futebol e lançou um fundo para desenvolver o futebol asiático.
Federações subscritoras: Jordânia, Inglaterra, Estados Unidos, Bielorrússia, Malta e Geórgia.
VAN PRAAG
Preside à federação do seu país, depois de já ter liderado o Ajax. Integra o Comité Executivo da UEFA mas não conseguiu o apoio de Michel Platini ou da maioria das federações europeias. Em teoria, Michael van Praag seria o mais forte opositor a Blatter mas é pouco reconhecido fora da Europa.
Federações subscritoras: Holanda, Bélgica, Suécia, Escócia, Roménia e Ilhas Faroé.
Defesa marroquino do PSG incorre numa pena de 15 anos de prisão
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Treinador português reage a situação com elemento da equipa técnica e deixa a Áustria
Equipa de Abel Ferreira vai defrontar a seguir o vencedor do encontro entre o São Paulo e a Liga de Quito