Polémico golo de Mbappé na final da Liga das Nações seria agora invalidado: IFAB clarifica lei do fora de jogo

• Foto: Reuters

A IFAB (International Football Association Board) clarificou, nos últimos dias, as diferenças entre uma jogada deliberada e não deliberada, no que às leis do fora de jogo diz respeito. O órgão diz que "um jogador em clara posição de fora de jogo não deve ficar automaticamente em jogo sempre que um adversário toca na bola", mas sim em ocasiões específicas.

Assim, um jogador que recebe a bola em posição irregular só não será penalizado caso um adversário a tenha jogado antes de forma deliberada. Neste caso, considera-se uma jogada deliberada sempre que um jogador tenha a clara possibilidade, ao receber a bola, de a passar para um colega de equipa, de ficar em posse ou de a aliviar em condições.

PUB

A IFAB esclarece ainda os fatores a ter em conta na altura de decidir se a bola foi, ou não, jogada de maneira deliberada: se o jogador vê a bola de maneira clara; se esta lhe chega lentamente; se não há qualquer mudança de trajetória, ou se o atleta tem tempo para coordenar o corpo de maneira a abordar o lance. Para este efeito, é ainda considerado que uma bola rasteira é mais fácil de abordar do que pelo ar.

PUB

Vejamos o golo acima, marcado por Lukaku frente à Rússia no Euro'2020. À data o tento foi validado, mas segundo estas alterações... não seria. Explicamos o porquê: o avançado belga está em posição irregular na altura do passe, que é intercetado por um defesa russo de forma não deliberada, uma vez que este, como está à espera que a bola mude de trajetória com a abordagem falhada de um companheiro de equipa, não tem tempo de colocar o corpo para reagir. A bola acaba por ir contra as suas pernas e ficar à disposição de Lukaku.

Outro golo que seria invalidado segundo estas normas seria o de Mbappé na final da Liga das Nações da época 2020/21. O avançado francês está em posição de fora de jogo no momento em que recebe o passe de Theo Hernández, mas o leve toque do central espanhol, Eric García, faz com que o árbitro interprete que se inicia um 'novo ciclo' na jogada. Ora, a bola não estava na posse do jogador nem em condições perfeitas para que este a intercetasse, portanto nesta situação o golo seria invalidado, uma vez que a ação de Eric García não foi voluntária mas sim forçada pelo passe anterior, numa altura em que Mbappé estava em posição irregular.

PUB

Por Record
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB