A presidente da Federação de Futebol da Noruega (NFF), Lise Klaveness, falhou esta quarta-feira a eleição para o Comité Executivo da UEFA, sendo a 10.ª mais votada entre 11 candidatos aos sete lugares para o mandato de quatro anos.
Em Lisboa, Lise Klaveness, que era a primeira e única mulher candidata a um lugar neste órgão sem ser por quota, recebeu 18 votos dos 55 membros presentes no 47.º Congresso do organismo, que reelegeu o presidente Aleksander Ceferin, por unanimidade e aclamação, para um terceiro mandato, até 2027.
O albanês Armand Duka, com 45 votos, foi o mais votado entre os 11 candidatos, à frente do dinamarquês Jesper Moller (42), do checo Petr Fousek, do georgiano Levan Kobiashvili e do espanhol Luis Rubiales (todos com 40), do francês Philippe Diallo (37) e do ucraniano Andrii Pavelko (31).
Duka, Rubiales e Pavelko foram reeleitos para o órgão executivo da UEFA, que vai contar ainda com o alemão Hans-Joachim Watzke, que era candidato único ao mandato de dois anos, e a galesa Laura McAllister, que foi eleita por unanimidade e aclamação para este órgão, ocupando a quota dedicada a representantes femininos.
Além de Klaveness, falharam a eleição Bjorn Vassallo, de Malta, Hugo Quaderer, do Liechtenstein, ambos com 25 votos, e Rod Petrie, da Escócia, com 15.
Das 211 federações-membro da FIFA, apenas nove são lideradas por mulheres, três das quais na Europa, Lise Klaveness, na Noruega, Debbie Hewitt, em Inglaterra, e Vanda Sigurgeirsdottir, na Islândia.
Sonia Bien-Aime (Ilhas Turcas e Caicos), Charmaine Crooks (Canadá), Cindy Parlow Cone (Estados Unidos) e Johanna Wood (Nova Zelândia) são as outras presidentes de federações, enquanto Jacqueline Moudeina (Chade) e Mariama Diallo (Guiné) lideram comissões de normalização.
Técnico diz que não estaria no Man. United se o 'Special One' não tivesse aberto as portas aos portugueses
Siga todas as incidências do jogo da 5.ª jornada da Premier League
Internacional sueco volta aos dias "stressantes" e de "incerteza" vividos no mercado
Aviso laranja para chuva, trovoada e possibilidade de inundações
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Selecionador brasileiro destaca qualidade dos dois jogadores que atuam em Portugal
Luca Zidane vai representar país dos avós
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram