Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Presidente da federação norueguesa era a primeira e única mulher candidata a um lugar neste órgão sem ser por quota
Seguir Autor:
A presidente da Federação de Futebol da Noruega (NFF), Lise Klaveness, falhou esta quarta-feira a eleição para o Comité Executivo da UEFA, sendo a 10.ª mais votada entre 11 candidatos aos sete lugares para o mandato de quatro anos.
Em Lisboa, Lise Klaveness, que era a primeira e única mulher candidata a um lugar neste órgão sem ser por quota, recebeu 18 votos dos 55 membros presentes no 47.º Congresso do organismo, que reelegeu o presidente Aleksander Ceferin, por unanimidade e aclamação, para um terceiro mandato, até 2027.
Relacionadas
O albanês Armand Duka, com 45 votos, foi o mais votado entre os 11 candidatos, à frente do dinamarquês Jesper Moller (42), do checo Petr Fousek, do georgiano Levan Kobiashvili e do espanhol Luis Rubiales (todos com 40), do francês Philippe Diallo (37) e do ucraniano Andrii Pavelko (31).
Duka, Rubiales e Pavelko foram reeleitos para o órgão executivo da UEFA, que vai contar ainda com o alemão Hans-Joachim Watzke, que era candidato único ao mandato de dois anos, e a galesa Laura McAllister, que foi eleita por unanimidade e aclamação para este órgão, ocupando a quota dedicada a representantes femininos.
Além de Klaveness, falharam a eleição Bjorn Vassallo, de Malta, Hugo Quaderer, do Liechtenstein, ambos com 25 votos, e Rod Petrie, da Escócia, com 15.
Das 211 federações-membro da FIFA, apenas nove são lideradas por mulheres, três das quais na Europa, Lise Klaveness, na Noruega, Debbie Hewitt, em Inglaterra, e Vanda Sigurgeirsdottir, na Islândia.
Sonia Bien-Aime (Ilhas Turcas e Caicos), Charmaine Crooks (Canadá), Cindy Parlow Cone (Estados Unidos) e Johanna Wood (Nova Zelândia) são as outras presidentes de federações, enquanto Jacqueline Moudeina (Chade) e Mariama Diallo (Guiné) lideram comissões de normalização.
Sem surpresa, a Premier League é o campeonato mais gastador
Fabrizio Romano, especialista em questões de mercado, deu a informação a horas do fecho do defeso
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Arménios estão no último lugar do campeonato, sem qualquer vitória
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Parceria leva marca a ser a Recovery Partner das Seleções Nacionais até final do ano