Com sete jornadas já decorridas, o Jeonbuk segue na liderança da Liga Coreana e este período pós-pandemia tem correspondido ao plano traçado. O nosso objetivo é conquistar o 'tetra', algo inédito na Coreia do Sul e, apesar de termos adversários fortes, o facto de a liga estar mais curta cria maior pressão para cada jogo.
O formato da competição mudou, tendo sido reduzido o número de jogos (das habituais três voltas na primeira fase, passámos a um campeonato a apenas duas voltas, o que significam menos 11 partidas, ou 33 pontos disputados), o que fez aumentar bastante a importância relativa de cada ponto e, por inerência, a própria competitividade da liga.
Os jogos são extremamente táticos, notando-se claramente que a maioria das equipas estão muito mais cautelosas e defensivas, sabendo que um golo sofrido pode significar a perda de pontos importantes e dificilmente recuperáveis. Para uma equipa como o Jeonbuk, que tem a 'obrigação' de vencer cada partida e passa a maior parte do tempo em posse no meio-campo adversário, é fundamental estarmos atentos às transições defensivas, porque a maioria das equipas está a apostar em contra-ataques rápidos para nos tentar surpreender. Há atletas muito velozes e perigosos, de maneira que temos trabalhado bastante este momento durante os treinos.
Os treinos e a preparação da equipa não têm sido afetados pela Covid-19, além dos já conhecidos distanciamento social, utilização de máscara e a adoção de medidas de higiene e segurança contra o vírus. Tenho mantido o foco total do grupo de trabalho no campeonato, mantendo o início forte que nos confere a liderança e procurando aumentar ao máximo a vantagem para os perseguidores. Infelizmente, por agora continuamos sem público nos estádios, mas estamos a habituar-nos à nova realidade e a aceitar as recomendações das autoridades de saúde. Tem sido um dos principais factores de sucesso na contenção da pandemia: o povo coreano confia plenamente nas autoridades e segue à risca as instruções dadas.
Ainda não há novidades quanto ao reatamento da Champions League, que é uma competição importante para o clube e não se sabe sequer se irá ser reatada. Esperamos todos que sim, porque será sinal que, a nível global, a pandemia já estará mais controlada e, claro, porque é um troféu que pessoalmente tenho a ambição de vencer e que será um sonho para o Jeonbuk.
Por agora o plano é continuar a preparar os jogos semana a semana, microciclo a microciclo e ir amealhando o maior número de pontos para chegarmos à fase final do campeonato em boas condições para conquistar o troféu. Ao mesmo tempo queremos ir progredindo na Taça da Coreia para, no final, conseguirmos a dobradinha. Não será fácil, naturalmente, mas as minhas ambições para o clube são essas. Resta-nos trabalhar com os olhos postos no desafio seguinte e acreditar que, com o tempo, esta 'nova normalidade' vá dando lugar a (bons) hábitos antigos, como a celebração de golos com abraços entre os jogadores e entre os adeptos e, fundamentalmente, que estes possam regressar aos estádios. Porque são eles 'o sal e a pimenta' do futebol e, sinceramente, é dos adeptos nos estádios de que sinto mais falta.
Até breve!
Técnico aprendeu com Mourinho e brilha agora no Jeonbuk
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam