O Comité de Ética e Disciplina da UEFA decidiu esta quinta-feira abrir um processo ao árbitro romeno Sebastian Coltescu, quarto árbitro no Paris Saint-Germain-Istambul Basaksehir, da Liga dos Campeões, jogo em que proferiu uma expressão racista.
"Após uma investigação sobre os eventos que levaram a que o jogo entre 'PSG' e Basaksehir de 08 de dezembro de 2020 tenha sido abandonado, abrimos um processo a Sebastian Coltescu e Octavian Sovre [árbitro assistente na partida] por uma potencial violação" dos regulamentos disciplinares, pode ler-se no comunicado do organismo.
Coltescu voltou a arbitrar uma partida em 23 de janeiro, 46 dias depois do encontro no Parque dos Príncipes, no caso o confronto entre o Sepsi e o Astra Giurgiu (4-1) da Liga romena, embora esta longa ausência não tenha sido devido a uma sanção, antes por não ter podido realizar provas físicas com os restantes companheiros.
Em 08 de dezembro, o jogo Paris Saint-Germain-Basaksehir, da sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, foi interrompido por um alegado insulto racista, sendo retomado no dia seguinte com uma nova equipa de arbitragem.
O incidente ocorreu quando o quarto árbitro, o romeno Sebastian Coltescu, deu sinal ao árbitro principal, o compatriota Ovidiu Hategan, para expulsar o treinador adjunto do Basaksehir Pierre Webó, tendo-se este queixado que Coltescu utilizou a expressão "negro", recusando-se a sair do campo.
Após vários minutos, o 'staff' da equipa turca e os jogadores, seguidos pelos do PSG, decidiram abandonar o relvado, numa altura em que o jogo estava empatado 0-0 e o presidente do clube turco, Göksel Gümüsdag, disse que os jogadores só voltariam ao terreno de jogo se Coltescu não voltasse.
"O negro está ali, vai lá ver quem é. O negro que está ali, não pode agir desta forma", disse Coltescu ao árbitro principal, referindo-se a Pierre Webó, o antigo futebolista internacional camaronês e agora adjunto do Besaksehir, na partida que gerou a polémica. Webó insurgiu-se e posteriormente instalou-se a confusão.
Médio lembrou os sacrifícios da família e ainda agradeceu ao clube da Luz pela oportunidade
Capitão do Sporting abordou situação que também mereceu comentários de Kimmich
Médio do Benfica marcou um golo e assistiu para outro na vitória sobre o Nápoles
Supercomputador voltou a fazer das 'suas' e cenário certamente agradaria às equipas portuguesas
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Marca alemã cada vez mais empenhada neste tipo de competições