Derrota pesada do Athletic Bilbao frente ao Manchester United torna quase impossível esse cenário, do qual águias e leões poderiam beneficiar
A pesada derrota caseira (0-3) do Athletic Bilbao frente ao Manchester United, na 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa, tem como consequência que dificilmente o segundo classificado da Liga portuguesa (Benfica ou Sporting) terá acesso direto à fase regular da Liga dos Campeões 2025/26. Um cenário que se adensa com a vitória (3-1) do Tottenham sobre o Bodo/Glimt, perspetivando uma final totalmente inglesa na prova. Falta a 2.ª mão, naturalmente, só que os bascos têm a vida muito difícil...
Mas passamos a explicar: o vencedor da Liga Europa tem acesso direto à Champions da temporada seguinte, mas no caso de conseguir apurar-se para a maior prova de clubes da UEFA via campeonato, então essa vaga passa, de acordo com o regulamento, para a equipa com melhor coeficiente nas pré-eliminatórias da Champions - que neste caso seria o Benfica, caso lá vá parar. Ora, com Manchester United e Tottenham a caminho da final da Liga Europa, mas impossibilitados de se qualificarem para a Liga dos Campeões via Premier League, tal significa que a vaga do vencedor da Liga Europa seria para uma destas equipas e que não haveria 'transferência' de vaga. Mesmo o cenário de ser o Bodo a chegar à final da Liga Europa não ajuda as aspirações portuguesas, pois a equipa norueguesa já tem lugar nas pré-eliminatórias e, caso vença a Liga Europa, é ela quem passa para a fase regular. Ou seja, para Benfica e Sporting só interessa mesmo o Athletic Bilbao ganhar a Liga Europa, o que nesta altura se avizinha muito complicado.
Relacionadas
Ainda assim, as perspetivas são diferentes para Benfica e Sporting no caso de um deles ser segundo classificado. Para as águias, 'basta' o Ath. Bilbao ganhar a Liga Europa para conseguirem entrar diretamente na Champions; para os leões, além desse resultado, é necessária uma conjugação de resultados que implica vários campeonatos: o Club Brugge não pode ficar em segundo na Bélgica (teria de ser campeão ou ficar abaixo do segundo posto), o Feyenoord e o PSV não podem ficar em terceiro na Holanda e o Lille não pode cair do pódio. Isto porque todos estes emblemas têm melhor coeficiente que os verde e brancos, logo o Sporting precisa que sejam 'eliminados' desta corrida. Nesta altura, o Club Brugge é precisamente segundo, o Feyenoord é terceiro e o Lille segue no mesmo posto na Ligue 1.
Recorde-se que o campeão português, que será Sporting ou Benfica, entrará diretamente na fase regular da Liga dos Campeões, ao passo que o segundo vai, em condições normais, para a 3.ª pré-eliminatória. Na temporada passada, o Benfica, na condição de vice-campeão português, entrou diretamente porque a Atalanta, vencedora da Liga Europa, garantiu a qualificação para a Champions via Serie A (acabou no top'4).
MVP da jornada foi o espanhol Fermín Lopez, que fez um hat trick pelo Barcelona
Defesa do Sporting protagoniza momento no duelo que marca o duelo com o Marselha
Médio de apenas 17 anos do Bayern tornou-se quarta-feira o jogador alemão mais jovem a marcar na Liga dos Campeões
Jogador do Marselha acabou por receber ordem de expulsão em Alvalade
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados