O "Deggendorfer Zeittung" estabelece uma analogia com os problemas económicos que levaram Portugal a pedir ajuda externa...
O resultado mas, sobretudo, as exibições em pólos opostos de FC Porto e Bayern Munique, são destaque em toda a comunicação social mundial. Na Alemanha, pátria da todo-poderosa, mas desfalcada pelas lesões, equipa liderada por Pep Guardiola, escreve-se que o 1-3 se deveu menos a mérito dos comandados por Julen Lopetegui.
O "Die Welt" fala de "erros de amadores" ao referir-se à origem dos três golos, que podem acabar com as esperanças do Bayern de conquistar o título na Champions. "Existem muitas explicações para a derrota, no entanto, a causa real foram erros de amador", conclui o jornal.
Relacionadas
O "Deggendorfer Zeittung" chega a idêntica conclusão e estabelece uma analogia com os problemas económicos que levaram Portugal a pedir ajuda externa. "Taxas de juros negativas para os mutuários?", questiona.
"Ironicamente, foram três veteranos que estiveram na origem do fracasso no Porto. Após os erros de Xabi Alonso, Dante e Boateng, o Bayern está sob grande pressão", escreve o "Berliner Morgenpost", que classifica a situação como "um pesadelo".
O "Sport Bild" dá destaque a Ricardo Quaresma, que "puniu o Bayern pelos erros cometidos nos primeiros 10 minutos de jogo", enquanto o "Bild", mais otimista, fala da "sorte do FC Porto" e da "esperança" que dá o golo de Thiago Alcântara, embora recorde que todos pensavam que o FC Porto tinha sido um "prémio de lotaria".
A "Kicker", que também fala em "brindes", escreve que o golo marcado permite continuar a sonhar com a qualificação, mas avisa que é preciso muito esforço para dar a volta à eliminatória.
Por fim, merece ainda destaque a análise do jornal "Die Tageszeitung", que lembra: "Afinal, o Bayern também perde - e de que maneira!".
Na Espanha, pátria de Lopetegui e Guardiola, treiandores das equipas que se defrontam nesta eliminatória dos quartos-de-final, o jornal "Marca" sublinha na capa da sua edição desta quinta-feira que o treinador do FC Porto "encurralou" o homólogo do Bayern.
O "As" é mais direto, optando pelo destaque: "O FC Poerto goleia o Bayern - três prendas na defesa obrigam os de Guardiola a dar a volta à eliminatória em casa."
Na Catalunha, o "Mundo Deportivo" reserva apenas um cantinho para o jogo entre dragões e bávaros, mas consegue dizer muito com a frase "Lopetegui deixa Pep à beira do KO", uma analogia com o pugilismo que é também utilizada pelo Sport": "Guardiola está encostado às cordas."
Na Itália, o "Corriere dello Sport" chama "flop" ao Bayern, enquanto o "Tuttosport" opta pelo "estrondo" causado pela derrota por 3-1.
Em Inglaterra, é Quaresma e Jackson Martínez que merecem destaque "na noite para esquecer que o Bayern de Guardiola teve em Portugal", escreve o "Daily Mail" no seu site.
"Nos embalos de Quaresma e Jackson, Porto abre vantagem contra o Bayern", titulam os brasileiros do "Globoesporte", destcando que, devido a terem recebido cartões amarelos, "Danilo e Alex Sandro ficam suspensos para decisão" da eliminatória.
Médio lembrou os sacrifícios da família e ainda agradeceu ao clube da Luz pela oportunidade
Capitão do Sporting abordou situação que também mereceu comentários de Kimmich
Médio do Benfica marcou um golo e assistiu para outro na vitória sobre o Nápoles
Supercomputador voltou a fazer das 'suas' e cenário certamente agradaria às equipas portuguesas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas