Em nove tentativas
O FC Porto caiu esta terça-feira pela sétima vez em nove presenças nos quartos-de-final da principal prova europeia de clubes de futebol, ao vencer o Chelsea por 1-0, depois do desaire por 2-0 na primeira mão.
Numa eliminatória disputada em Sevilha, culpa da pandemia da covid-19, um tento do suplente iraniano Taremi, aos 90+4 minutos, foi hoje insuficiente para os dragões darem a volta ao 0-2 de quarta-feira, selado por Mount e Chilwell.
Desta forma, os dragões não conseguiram repetir o que haviam conseguido face aos dinamarqueses do Brondby, em 1986/87, e aos franceses do Lyon, em 2003/2004, rumo, nas duas ocasiões, ao título europeu.
O Chelsea junta-se, assim, aos colossos Bayern Munique (1990/91, 1999/2000 e 2014/15), Manchester United (1996/97 e 2008/09) e Liverpool (2018/19), as outras equipas que tinham feito o FC Porto falhar as meias-finais.
Na primeira presença da sua história nos 'quartos', o FC Porto não teve facilidades para seguir em frente, uma vez que, após o 1-0 caseiro face ao Brondby - com um golo de Rabah Madjer, aos 71 minutos -, esteve a perder na Dinamarca.
Um tento de Per Steffensen, aos 36 minutos, empatou a eliminatória, para, aos 74', Juary qualificar os portistas. O argelino e o brasileiro seriam, depois, determinantes na final de Viena, ao marcarem os dois golos face ao Bayern (2-1).
Quatro anos depois, os dragões, ainda comandados por Artur Jorge, voltaram aos 'quartos' e pareciam bem encaminhados para 'enganar' novamente os bávaros, ao empatarem 1-1 na Alemanha, onde Domingos Paciência anulou, aos 65 minutos, o tento inicial de Manfred Bender, aos 30.
No Estádio da Antas, no Porto, o Bayern, letal no contra-ataque, logrou, no entanto, a vingança, ao ganhar por 2-0, com um tento de Christian Ziege, aos 19 minutos, e um segundo na eliminatória de Bender, aos 67'.
Em 1992/93 e 1993/94, os dragões acabaram no 'top 8', mas, então, não havia quartos de final, a duas mãos, mas uma fase de grupos com dois grupos de quatro equipas. Na primeira edição, seguiu-se a final e, na segunda, as 'meias', às quais o FC Porto chegou, para cair fora face ao FC Barcelona (0-3).
A terceira aparição data, assim, de 1996/97, e o adversário foi o Manchester United, que resolveu a questão em Old Trafford, ao golear por 4-0, com tentos de David May, Cantona, Giggs e Andy Cole, para depois empatar a zero na Antas.
Três anos volvidos, o FC Porto voltou a chegar aos 'quartos' e apanhou novamente o Bayern. O confronto começou em Portugal, onde Mário Jardel adiantou os portistas, aos 47 minutos, antes do compatriota Paulo Sérgio gelar as Antas, aos 80'.
No Olímpico de Munique, Paulo Sérgio voltou a faturar, aos 15 minutos, tal como Jardel, que, em cima dos 90, fez o 1-1, que forçaria o prolongamento. Nos descontos, os bávaros conseguiram, no entanto, chegar ao 2-1, por Thomas Linke.
Depois de três eliminações consecutivas, o FC Porto enfrentou um adversário mais acessível nos 'quartos' de 2003/04 e levou a melhor, sentenciando, praticamente, o Lyon em casa (2-0), com tentos de Deco e Ricardo Carvalho.
Em França, Maniche resolveu, em definitivo, a eliminatória logo aos seis minutos e ainda 'bisou', aos 47, depois de Peguy Luyindula empatar. Aos 90', Giovane Elber selou o 2-2 final.
Com os 'gigantes' a cair como castelos de cartas, o FC Porto acabou, depois, por enfrentar o Deportivo, nas meias-finais, e o Mónaco, na final de Gelsenkirchen, e sagrou-se campeão europeu pela segunda vez.
Foi, então, preciso espera cinco anos por nova presença nos 'quartos', que aconteceu em 2008/09, com o velho conhecido Manchester United, que o FC Porto empatou (2-2) em Old Trafford, com tentos de Cristian Rodríguez e Mariano González, contra os de Wayne Rooney e Carlos Tevez.
A última palavra, no Dragão, foi, porém, de Cristiano Ronaldo, que, com um 'golão', logo aos seis minutos, que viria a valer um Prémio Puskas, apurou os 'red devils'.
Seis anos volvidos, em 2014/15, o cliente foi, pela terceira vez, o Bayern e o FC Porto, com uma atuação soberba, ganhou em casa por 3-1, com dois golos de Ricardo Quaresma (três e 10 minutos, o primeiro de penálti) e um de Jackson Martínez (65'), depois de Thiago Alcântara reduzir (28).
Mas, na Alemanha, só deu Bayern, que goleou os portugueses por inapeláveis 6-1, incluindo dois do polaco Robert Lewandowski.
Há dois anos, o FC Porto voltou a chegar aos 'quartos' e não teve qualquer hipótese face ao Liverpool, que venceu por 2-0 em casa (Keita e Firmino) e por 4-1 no Dragão (Mané, Salah, Firmino e Van Dijk). De nada valeu o tento de Éder Militão.
Encarnados deslocam-se a Inglaterra na terça-feira, num jogo a contar para a ronda 3 da Champions League
Alterações serão implementadas a partir da temporada 2027/28
Giorgio Marchetti, secretário-geral adjunto da UEFA, partilhou dados da última temporada no Portugal Football Summit
Embate com os belgas, na 5.ª jornada da Liga dos Campeões, realiza-se a 26 de novembro, às 20 horas
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool