Triunfo conquistado esta terça-feira, diante do Chelsea, só que... em Espanha
O FC Porto conseguiu esta terça-feira, à 22.ª tentativa, o primeiro triunfo fora sobre um conjunto inglês nas taças europeias de futebol, ao bater o Chelsea por 1-0, mas em Espanha, pelo que continua em branco em Inglaterra.
Uma espetacular bicicleta do iraniano Mehdi Taremi, aos 90+4 minutos, selou o triunfo dos azuis e brancos, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha.
Relacionadas
A vitória pela margem mínima não serviu, ainda assim, para colocar o FC Porto nas meias-finais da Liga dos Campeões, depois do desaire por 2-0 na primeira mão, no mesmo local, culpa dos tentos de Mason Mount (32 minutos) e Ben Chilwell (85').
Para efeitos estatísticos, o jogo de hoje foi fora e esta é assim, a vitória número 1 do FC Porto como visitante no reduto de um clube inglês, depois de três igualdades e 18 derrotas.
Os dragões tinham conseguido empatar duas vezes o Manchester United - a um golo em 2003/04, rumo ao segundo título europeu, e a dois em 2008/09, numa eliminatória que Cristiano Ronaldo resolveria no Dragão (0-1) - e uma o Liverpool (0-0 em 2017/18), após um 0-5 caseiro.
De resto, só acumulavam derrotas, a últimas das quais já em 2020/21, no jogo de estreia no Grupo C da Liga dos Campeões, no Etihad Stadium, onde o Manchester City se impôs por 3-1.
Após sete jogos e mais de 640 minutos sem conseguir sequer qualquer golo em solo inglês, o conjunto azul e branco ainda se adiantou no marcador, graças a um golo do internacional colombiano Luis Díaz, apontado logo aos 14 minutos.
Mas, os comandados do catalão Pep Guardiola restabeleceram igualdade aos 20 minutos, num penálti do argentino Agüero, e marcaram mais dois tentos na segunda parte, pelo alemão Gündogan, aos 65', de livre direto, e o espanhol Ferrán Torres, aos 73'.
Face ao Chelsea, o FC Porto acabou com uma série de quatro desaires, sendo que três tinham sido consumados face ao treinador português José Mourinho, que rumou aos blues após conduzir os 'azuis e brancos' ao título em 2003/04.
Os ingleses, comandados pelo special one venceram por 3-1 em 2004/05, na fase de grupos, e por 2-1 em 2006/07, após 1-1 nas Antas, nos 'oitavos', e, sob o comando do 'happy one', na segunda passagem pelo clube, por 2-0 em 2015/16, também na fase de grupos.
Pelo meio, o Chelsea, comandado pelo italiano Carlo Ancelotti, ganhou por 1-0 em 2009/10, também na fase de grupos.
Em Inglaterra, o FC Porto foi derrotado, no total, por nove equipas, sendo que, além do recordista Chelsea (quatro triunfos), também venceram mais do que uma vez os dragões o Arsenal e o Liverpool (ambos três) e o City e o United (ambos duas).
Os dragões, que somam 12 golos marcados, contra 54 sofridos, também perderam uma vez com Newcastle, na primeira visita, em 1969/70 (0-1 na segunda mão da segunda eliminatória da Taça das Cidades com Feira), Wolverhampton, Tottenham e Leicester.
Encarnados deslocam-se a Inglaterra na terça-feira, num jogo a contar para a ronda 3 da Champions League
Alterações serão implementadas a partir da temporada 2027/28
Giorgio Marchetti, secretário-geral adjunto da UEFA, partilhou dados da última temporada no Portugal Football Summit
Embate com os belgas, na 5.ª jornada da Liga dos Campeões, realiza-se a 26 de novembro, às 20 horas
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool