O Atlético Madrid é claramente o "intruso" nas meias-finais da Liga dos Campeões. O sorteio da liga milionária ditou um encontro entre os colchoneros e o Chelsea, dois clubes com conquistas europeias já neste milénio. Contudo, o emblema do Vicente Calderón continua a ser o único entre os semi-finalistas que não sabe o que é ser campeão europeu. Esteve perto em 1974 mas o Bayern Munique de Beckenbauer não deixou...
Os colchoneros chegam à terceira meia-final da sua história e querem este ano seja "de vez". Já o Chelsea, surge nesta fase adiantada da prova como uma equipa emancipada a nível europeu, fruto das conquistas da Liga dos Campeões em 2011/2012, e da Liga Europa na temporada passada, frente ao Benfica. Os blues suaram para ultrapassar o Paris SG na ronda anterior, numa vitória que teve direito a uma extravasar de emoções. José Mourinho quererá vencer o primeiro título europeu em Inglaterra depois de ter entrado na história do clube e ter levado o conjunto londrino a vencer o campeonato, quase 50 anos após a última conquista.
Relacionadas
O técnico português terá de defrontar um conjunto espanhol que prima pela organização imposta pelo argentino Diego Simeone, que veio dar outra dimensão ao futebol e objetivos colchoneros. O Atlético Madrid de "El Cholo" comanda o campeonato e acalenta o sonho europeu com uma certeza: Thibaut Courtois estará na baliza. Antes do sorteio, a utilização do belga foi posta em causa mas a UEFA já garantiu que, ainda que tenha havido um possível acordo entre At. Madrid e Chelsea que impediria a utilização de Courtois, este terá mesmo de jogar ou os blues poderiam incorrer numa sanção.
Diego Costa será talvez o avançado com que Mourinho gostava de contar nas suas fileiras, depois de ter dito que "não tem ponta-de-lança" e não é para menos. O hispano-brasileiro está a fazer a melhor, quanto a golos diz respeito, da sua carreira e o Atlético Madrid agradece se o seu atual artilheiro-mor fizer de... Falcão. Tudo porque foi graças ao colombiano que a equipa da capital espanhola conseguiu levar de vencido o Chelsea, nos três encontros que disputaram entre si até hoje. Na Supertaça Europeia de 2012, "El Tigre" venceu "sozinho" os blues com um hat trick em apenas 45 minutos, contribuindo para o 4-1 final ante o campeão europeu da altura.
Antes, na fase de grupos da "Champions" de 2009/2010, quem levou a melhor foi o Chelsea. Os comandados de Carlo Ancelotti cilindraram o At. Madrid por 4-0 em Stamford Bridge, sendo que os colchoneros, de Tiago e Simão, não foram além de três empates na fase regular, um deles (2-2) alcançado no Vicente Calderón, ante os londrinos onde jogavam os portugueses Deco, Hilário e Paulo Ferreira.
Mourinho por cima
O "Special One" não foi tão bem sucedido quanto esperava em Espanha, no que a títulos diz respeito mas frente a Diego Simeone, Mourinho tem razões para sorrir. O técnico português disputou, ao comando do Real Madrid, quatro partidas contra o homólogo argentino e venceu três. Ainda assim, o único jogo vencido por "Cholo" Simeone valeu-lhe um troféu, em pleno Santiago Bernabéu.
Mourinho viu a formação colchonera vencer a Taça do Rei de 2012/2013, em sua "casa", com o golo da vitória (2-1) a ser marcado pelo central Miranda já em pleno prolongamento, depois de Ronaldo e Diego Costa terem marcado durante o tempo regulamentar.
Jogos entre At. Madrid e Chelsea nas competições europeias:
Belgas e holandeses também perderam
Depois de Rui Silva ter segurado o nulo na 1.ª parte, João Simões fez sonhar a equipa de Alvalade
A ilusão aumentou com o 0-1. Mas caiu por terra logo a seguir, com dois golos alemães de rajada
Szoboszlai oferece o triunfo e alivia a pressão sobre o contestado Arne Slot
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Glen De Boeck tinha 54 anos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado do Toluca brilha no México