Ranking UEFA: Portugal chega à última jornada com o 6.º lugar à vista

Ultrapassagem à Holanda e o regresso dos três clubes na Champions está muito perto

Seguir Autor:

Para as contas portuguesas no ranking da UEFA é crucial que Sporting e Benfica terminem esta fase de liga da Champions com nota positiva
Para as contas portuguesas no ranking da UEFA é crucial que Sporting e Benfica terminem esta fase de liga da Champions com nota positiva

A última vez que Portugal teve três equipas numa fase de grupos da Liga dos Campeões foi em 2023/24, com Benfica e FC Porto e Sp. Braga, este após ultrapassar a fase de qualificação. Com a nossa queda para o 7º lugar do ranking da UEFA, passou a ser a Holanda a ter esse privilégio. Mas isso está muito perto de mudar. Os bons desempenhos dos clubes nacionais esta época – com 13,050 pontos, os clubes portugueses apenas ficam atrás dos ingleses, alemães, espanhóis, italianos e polacos, sendo que no caso destes três últimos a diferença é ínfima –, conjugado com um evidente fracasso dos holandes (apenas 8,479 pontos), permite mesmo que a ultrapassagem possa acontecer já esta quarta-feira. E caso se confirme a permanência no 6º lugar no final da temporada, em 2027/28 teremos novamente três emblemas nacionais entre a elite do futebol europeu.

Para isso é crucial que Sporting e Benfica terminem esta fase de liga da Champions com nota positiva: ou seja, com os leões a garantirem um lugar nos ‘oitavos’ e as águias a apurar-se para o playoff. Para isso, precisam levar a melhor nos duelos com o Athletic Bilbao e o Real Madrid, uma cimeira luso-espanhola muito complicada para as cores nacionais. No entanto, ainda que os sportinguistas sigam para o playoff (fase que já garantiram, caso fiquem fora dos oito primeiros) e os benfiquistas acabem eliminados, isso não significa o fim do sonho de recuperar o 6º posto. Primeiro porque o Sp. Braga e o FC Porto já asseguraram, pelo menos, a passagem ao playoff da Liga Europa e estão bem colocados para selarem na quinta-feira a passagem aos oitavos de final da prova..

Pontos de bónus preciosos

De qualquer forma, se os pontos somados em campo são importantes, serão os bónus pelos eventuais apuramentos e pela classificação final que farão a maior diferença em relação aos holandeses. A presença nos ‘oitavos’ vale mais 1,5 pontos, tal como a passagem cada uma das fases seguintes, enquanto que, por exemplo, terminar no 9º lugar vale 10 pontos de bónus – o Sporting é 10º e se acabasse assim receberia 9,75, pois cada posição tem uma desvalorização de 0,25 pontos até ao 25º posto - o mesmo é válido no sentido inverso, com o 1.º classificado a garantir 12 pontos -, que vale apenas 6 pontos (valor atribuído a todas as equipas eliminadas).

Com o PSV (22º) e a Ajax (32º) na iminência de ficarem pelo caminho na Champions, Portugal teria o caminho ainda mais aberto para consolidar o 6º lugar no ranking. Isto sem esquecer que, na Liga Europa, a Holanda também tem as suas três equipas – Feyenoord, Go Ahead Eagles (que recebe o Sp. Braga) e Utrecht (já eliminada) fora dos 24 melhores. Sabendo-se que a passagem aos 'oitavos' (e a qualquer das fases seguintes) dá apenas 1 ponto extra nesta competição, além de que os bónus são muito inferiores aos da Champions: o vencedor recebe 6 pontos, o 9º fica com 4 e as equipas eliminados não recebem qualquer ponto.

Face a este cenário, enquanto Portugal já tem a garantia que vai ter pelo menos três clubes (Sporting, Sp. Braga e FC Porto) a competir na Europa em fevereiro, a Holanda pode ficar com apenas um: o AZ, que já garantiu a presença no playoff da Liga Conferência, sendo que nesta prova a qualificação para os oitavos de final (e fases seguintes) garantirá apenas 0,5 pontos.  

1
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Liga dos Campeões Notícias
Notícias Mais Vistas