Adeptos estão proibidos de fazer "provocações mais fortes" aos rivais...
Imagine, só por um instante, que os adeptos do Benfica e Sporting se dessem tão bem ao ponto de criarem um núcleo conjunto de associados para apoiarem os respetivos emblemas em “família”. Pois, talvez fosse bem complicado devido à rivalidade, mas eis que Record encontrou uma exceção ao fanatismo que carateriza e apaixona o futebol.
Em Sevilha, cidade do adversário do Benfica na final da Liga Europa de Turim, há um espaço digno de destaque onde as “aficiones” de Sevilha e Betis se juntam e vibram de forma civilizada. A Peña Cultural Sevilla-Betis, situada no Bairro San Diego, tem as cores dominantes dos dois eternos rivais andaluzes, mas não se pense que não existem regras de comportamento, de forma a manter a paz. “Há um estatuto no nosso regulamento que proíbe as provocações mais fortes entre os adeptos. Quem não respeitar isso é automaticamente expulso daqui. Felizmente, nunca tive de banir ninguém, aqui temos todos muito respeito uns pelos outros. Claro que quando o Betis ou o Sevilha jogam cada um festeja o seu golo à sua maneira, mas isso é normal…”, explicou a Record Antonio Ramos Mangas, presidente da peña e que sofre pelo… Sevilha. “Não pense que isso cria confusão nem que dou benefícios ao meu clube. Eu sou o líder desta organização mas, em contrapartida, o filiado n.º 1 é do Betis. Para haver democracia”, esclareceu.
Relacionadas
O interior do estabelecimento está dividido em duas partes. Uma dedicada ao Sevilha, onde se pode ver fotos da glória do passado, e do outro o mural dedicado ao Betis. “Esta ideia surgiu também devido às dificuldades financeiras de manter duas casas de adeptos. “Como nos conhecemos há muitos anos, decidimos avançar para esta ideia, que até ao momento corre muito bem”, afirmou, por sua vez, o secretário José Maria Hernández.
Quanto à final, a ideia dominante é que o Benfica tem melhores jogadores mas o Sevilha tem mais alma. Por isso, acham que o caneco vai mesmo para Andaluzia.
Record conta-lhe os principais destaques de mais uma ronda do melhor do futebol europeu
Os dados da GoalPoint
As declarações do treinador do FC Porto após a vitória sobre o Malmö na conferência de imprensa
Rodrigo Mora foi o melhor dos azuis e brancos
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam