Sociedade das nações à procura do 1.ª título europeu

Raul Meireles é uma das estrelas do Fenerbahçe, que procura o primeiro título europeu da história…

Sociedade das nações liderada por um português
Sociedade das nações liderada por um português

Dezanove jogadores turcos e mais 9 de outros 9 países espalhados por África, Europa e América do Sul. É a esta a identidade do Fenerbahçe que esta quinta-feira (20H05) procura travar o sonho do Benfica de estar em mais uma final europeia. Raul Meireles é uma das principais estrelas da equipa turca mas não vai jogar devido a lesão.

Orientado por Aykut Kocaman, técnico que está no comando da equipa há já quatro temporadas, o Fenerbahçe não possui um onze tipo bem definido, uma vez que as muitas opções do plantel permitem uma rotação contante entre os titulares.

Na baliza o internacional turco Volkan Demirel é o titular indiscutível. Gokhan Gonul é o dono do posto de lateral direito e no centro atua o nigeriano Yobo ao lado de Korkmaz, com Bekir Irtegum a ser também utilizado várias vezes como titular. Na esquerda Ali Kaldirim tem ganho o lugar ao suíço Reto Ziegler.

No meio-campo, os jogadores mais utilizados são Raul Meireles, o brasileiro Cristian e Mehmet Topal, mas existem outras opções, como o experiente Emre Belozoglu, Mehmer Topuz, Selçuk Sahin ou Caner Erkin, marcador do golo no empate frente à Lazio (1-1), na segunda mão dos quartos-de-final.

Na frente está o ponto forte desta equipa, com Kocaman a colocar muitas vezes três unidades mais atacantes: o holandês Dirk Kuyt, o camaronês Webo e o senegalês Moussa Sow, que é o melhor marcador da equipa com 18 golos.

O técnico do clube turco dá-se ainda ao “luxo” de ter jogadores no plantel raramente utilizados como o sérvio Milos Krasic, contratado esta temporada à Juventus, ou o eslovaco Miroslav Stoch, distinguido em 2012 com o Prémio Puskas para o melhor golo do ano.

Percurso de altos e baixos

Com 31 títulos na Turquia (18 campeonatos, 8 Supertaças e 5 Taças), o Fenerbahçe procura alcançar o primeiro título europeu da sua história.

Para chegar a estas meias-finais, começou por vencer o Grupo C da Liga Europa, ao somar 13 pontos, mais 2 do que o B. M’Gladbach (2.º), e deixando pelo caminho o Marselha e o AEL Limassol.

Os turcos começaram com um empate caseiro frente ao Marselha (2-2), seguindo-se uma vitória no terreno do Borussia por 4-2. Depois disso surgiram mais três triunfos: 1-0 no Chipre, 2-0 na receção ao AEL e 1-0 no terreno do Marselha. No último jogo, foram derrotados em casa por 3-0 pelo M’Gladbach.

No entanto, na fase eliminatória o Fenerbahçe sentiu algumas dificuldades para eliminar equipas mais acessíveis como os bielorrussos do BATE Borisov – 0-0 na primeira mão e 1-0 na segunda mão em casa – e os checos do Viktoria Plzen – triunfo por 1-0 na primeira mão e empate a 1 golo na segunda, em casa. Nos quartos-de-final, os “canários amarelos” começaram por vencer na receção à Lazio por 2-0, tendo empatado ontem a 1 golo na deslocação a Itália.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Liga Europa
Notícias
Notícias Mais Vistas