A FIFA está a ponderar realizar um jogo entre o América, tricampeão mexicano, e o Los Angeles FC (LAFC), dos Estados Unidos, para encontrar o substituto do León no próximo Mundial de clubes.
"A FIFA pode confirmar que está a considerar um jogo de playoff entre o LAFC e o Club América pelo direito de participar no Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA de 2025, substituindo o Club Léon (...) Mais detalhes serão fornecidos oportunamente", disse um porta-voz da organização, no domingo, à agência de notícias EFE.
Em 21 de março, a FIFA anunciou a exclusão do Club León, do México, do Mundial de clubes, que vai decorrer nos Estados Unidos, entre 14 de junho e 13 de julho, devido a regras de multipropriedade.
O emblema no qual atua o ex-portista James Rodríguez e o antigo jogador de Famalicão e Vitória de Setúbal Jhonder Cádiz pertence ao mesmo grupo de investidores dos também mexicanos Pachuca, algo que vai contra as regras do torneio.
"De acordo com o Artigo 10, parágrafo 4 do Regulamento do Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA 2025, a FIFA decidiu não admitir o Club León na competição e anunciar o clube que o irá substituir oportunamente", pode ler-se na nota divulgada.
Após esta decisão, o León recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto.
Se o tribunal não anular a decisão da FIFA, a entidade máxima do futebol explicou que o jogo entre as águias e o LAFC irá provavelmente realizar-se.
"O LAFC participaria no confronto porque foi o vice-campeão da Taça dos Campeões da Concacaf de 2023, que o León venceu. O América participaria porque é a equipa mais bem classificada da Concacaf no ranking do Mundial de Clubes da FIFA", acrescentou o porta-voz.
O Club León estava inserido no Grupo D, com os ingleses do Chelsea, os brasileiros do Flamengo e os tunisinos do Esperánce de Tunis.
O FC Porto está integrado no Grupo A, com Palmeiras (Brasil), de Abel Ferreira, Inter Miami (Estados Unidos), de Lionel Messi, e Al Ahly (Egito), enquanto o Benfica vai defrontar Boca Juniors (Argentina), Auckland City (Nova Zelândia) e Bayern Munique (Alemanha).
Por LusaEm Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Médio do PSG foi expulso na final
Líder do Sindicato de Futebolistas Profissionais apoia a FIFPRO nas queixas contra o Mundial de Clubes
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Governo e Comités Olímpico e Paralímpico dão continuidade aos projetos aprovados a 17 de dezembro de 2024