O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) informou esta sexta-feira ter recebido recursos separados dos clubes mexicanos León e Pachuca, contra a decisão da FIFA em impedir os primeiros de participarem no Mundial de clubes.
Os recursos foram apresentados após a decisão da FIFA em inviabilizar a participação do León, devido às regras de multipropriedade e quando o emblema pertence ao mesmo grupo de investidores do Pachuca.
"De acordo com o Artigo 10, parágrafo 4 do Regulamento do Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA 2025, a FIFA decidiu não admitir o Club León na competição e anunciar o clube que o irá substituir oportunamente", referiu a FIFA a 21 de março.
Na nota lançada esta sexta-feira, o Tribunal Arbitral do Desporto adiantou que os dois clubes apresentaram os recursos na quarta-feira, pretendendo a afirmação de que ambos cumprem os requisitos e que, por acréscimo, o León pretende a readmissão no torneio.
A audiência das partes está marcada para 5 de maio, num momento em que também no Tribunal Arbitral está em curso um outro processo, em que a Associação Liga Desportiva Alajuelense, da Costa Rica, alega o impedimento de León e Pachuca, e requer a sua entrada, o que será analisado em 23 de abril.
O Mundial de Clubes, com novo modelo e alargado a 32 equipas, entre as quais Benfica e FC Porto, decorrerá entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.
O FC Porto está integrado no Grupo A, com Palmeiras, de Abel Ferreira, Inter Miami, de Lionel Messi, e Al Ahly, enquanto o Benfica vai defrontar Boca Juniors, Auckland City e Bayern Munique.
Recém-campeão da Libertadores e Brasileirão segue em frente na prova
Clube brasileiro ganha bilhete na condição de campeão sul-americano
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo