Rui Patrício defendeu a baliza do clube dos Emirados Árabes Unidos
Francisco Conceição assinou na quarta-feira um 'bis' na goleada da Juventus na estreia no Mundial de Clubes, a decorrer nos Estados Unidos, num dia em que o Manchester City também venceu e o Real Madrid empatou.
No Grupo G, em Washington, Conceição bateu duas vezes Rui Patrício no expressivo triunfo da Juventus por 5-0 sobre o Al Ain, num agrupamento em que o Manchester City, atual detentor do título e sem portugueses no 'onze', já tinha vencido horas antes, em Filadélfia, o Wydad Casablanca (2-0).
Já no Grupo H, o Real Madrid, recordista da prova, foi surpreendido pelo Al Hilal (1-1) em Miami, resultado que o Salzburgo aproveitou para fugir no comando do agrupamento, depois de bater o Pachuca (2-1), em Cincinnati, numa partida marcada pelo mau tempo.
Alberto Costa e Francisco Conceição foram titulares perante o Al Ain, emblema dos Emirados Árabes Unidos, que teve o internacional português Rui Patrício na baliza, e ambos estiveram em destaque, sobre o extremo.
Num encontro de domínio dos italianos, Conceição marcou aos 21 e 58 minutos, o primeiro com assistência de Costa, que já tinha estado na jogada no golo inaugural de Kolo Muani, aos 11.
O avançado francês também bisou, aos 45+4, com o turco Yildiz a também inscrever o nome na goleada, aos 31.
Horas antes, o Manchester City iniciou a defesa do título com Phil Foden em destaque, com o internacional inglês a marcar logo aos dois minutos e assistir o belga Doku, aos 42.
Ruben Dias e Bernardo Silva assistiram à partida no banco de suplentes dos 'citizens' no Lincoln Financial Field, estádio com capacidade para 67 mil adeptos e que hoje recebeu 37 mil, assim como Matheus Nunes, embora o médio ainda tenha sido lançado aos 90+2 minutos.
Pep Guardiola, que viu a sua equipa ficar reduzida a 10 unidades perto do fim, aos 88 minutos, por vermelho direto a Rico Lewis, operou as estreias do holandês Tijjani Reijnders (ex-AC Milan) e do francês Rayan Cherki (ex-Lyon), ambos titulares, e deu minutos ao espanhol Rodri.
O médio, atual detentor da Bola de Ouro, sofreu uma grave lesão em setembro do ano passado, situação que o levou a falhar todo resto da temporada 2024/25. O espanhol já tinha feito oito minutos em maio, na penúltima jornada da Premier League, e agora teve direito a pouco mais de 30 (entrou aos 60).
A maior surpresa de quarta-feira aconteceu em Miami, com o Real Madrid, com cinco troféus na 'bagagem' e com o rótulo de um dos maiores emblemas europeus (recordista da 'Champions'), a desiludir e muito na estreia perante o Al Hilal, no primeiro jogo da 'era' Xabi Alonso como novo líder dos 'merengues'.
Gonzalo García, avançado goleador da equipa B, foi titular, no lugar do lesionado Kylian Mbappé, e deixou a formação de Madrid em vantagem, aos 34 minutos, diferença essa que foi anulada pouco depois, por Rúben Neves, aos 41.
O médio, que foi titular no Al Hilal, assim como João Cancelo, marcou de grande penalidade, 10 dias depois do penálti que também converteu por Portugal, que deu o título da Liga das Nações à seleção nacional.
Os sauditas estrearam o italiano Simone Inzaghi como treinador e fizeram história, não só pelo resultado, mas também pela forma como se bateram com o Real, numa partida que podia perfeitamente ter acabado com um triunfo do lado do Al Hilal.
Com 61 mil adeptos nas bancadas, o 1-1 foi pouco para tantas oportunidades criadas de parte a parte, incluindo uma grande penalidade falhada pelo uruguaio Federico Valverde, já nos descontos, com o marroquino Bono a impedir a vitória espanhola.
Destaque ainda para as estreias de Dean Huijsen e Trent Alexander-Arnold, e logo como titulares no Real Madrid.
O Salzburgo aproveitou e saltou para a liderança do Grupo H, com Onisiwo, aos 76 minutos, a marcar o golo da vitória sobre o Pachuca.
Em Cincinnati, numa partida com apenas cinco mil adeptos nas bancadas e que esteve interrompida durante mais de uma hora devido a uma tempestade, o israelita Gloukh já tinha dado vantagem aos austríacos, aos 42 minutos, mas Bryan González, aos 56, marcou para os mexicanos.
Todos os jogos do Mundial de Clubes em direto e grátis na DAZN.
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição pela televisão ou online
Em causa o momento em que o presidente dos Estados Unidos ficou com os jogadores para levantar o troféu
Médio do PSG foi expulso na final
Líder do Sindicato de Futebolistas Profissionais apoia a FIFPRO nas queixas contra o Mundial de Clubes
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão