_
A juíza do Tribunal Mercantil Número 17 de Madrid decidiu a favor da UEFA e suspendeu as medidas cautelares adotadas em abril de 2021 a propósito da Superliga, avança a imprensa espanhola.
Quer isto dizer que o organismo europeu pode agora sancionar o Real Madrid, o Barcelona e a Juventus, os únicos clubes que continuam no projeto.
A UEFA foi forçada a arquivar os procedimentos disciplinares que tinha iniciado visando estes clubes na sequência da providência cautelar interposta naquele tribunal.
Mas agora vê a juíza Sofía Gil García dar-lhe razão, depois de no dia 1 a magistrada ter ouvido todas as partes envolvidas no processo.
"Os sócios e sociedades demantantes são pessoas jurídicas independentes e, no momento de desenvolvimento do projeto, os intervenientes - incluídos nas entidades financeiras - eram perfeitos conhecedores das possíveis consequências, o que não evitou a adoção de compromissos de financiamento, que não se pode presumir que vão ser frustrados pelas eventuais sanções", escreveu a juiza no acórdão a que o 'As teve acesso.
O Tribunal de Justiça da União Europeia, recorde-se, ainda não se pronunciou sobre se a UEFA "goza de uma posição de domínio" sobre as competições europeias, nomeadamente a Liga dos Campeões.
Por RecordClube sente ter sido financeiramente prejudicado devido à ação do organismo de Nyon
Já o presidente de LaLiga, Javier Tebas, entende que esta sentença não representa uma aprovação daquela competição
Organismos atribuíram-se "o poder discricionário de impedir a participação dos clubes europeus em competições alternativas"
UEFA já tem em cima da mesa uma proposta da Superliga
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
As contas cada vez mais positivas para o nosso país
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Playoff contará com Benfica; Sporting, FC Porto e Sp. Braga diretamente nos oitavos de final
Comissão das Competições deixou recomendação no 1.º Congresso do Futebol
Triunfos de Benfica e Sporting permitem ascender ao 6.º posto