Clube italiano diz que vai "trabalhar ativamente para definir um modelo sustentável para o mundo do futebol"
O AC Milan afirmou esta quinta-feira que está "sensível às preocupações dos adeptos em todo o mundo" devido à criação da Superliga europeia e prometeu continuar a "trabalhar ativamente" para definir um "modelo sustentável" para o futebol.
Em comunicado, horas depois de vários clubes já terem abandonado o projeto, o emblema italiano admitiu que vai "ouvir os adeptos".
Relacionadas
"As vozes e preocupações dos adeptos em todo o mundo em relação ao projeto da Superliga têm sido fortes e claras e o nosso clube deve permanecer sensível e atento à opinião de quem ama este desporto maravilhoso", lê-se no comunicado do AC Milan, publicado no seu site oficial.
A formação de Milão, em que atuam os portugueses Rafael Leão e Diogo Dalot, explicou que entrou no projeto com a "intenção genuína de criar a melhor competição europeia de clubes" e lembrou que a "estrutura do futebol evoluiu e mudou aos longos dos anos".
"Mudar não é fácil, mas a evolução é necessária para podemos progredir", frisou o clube.
O emblema italiano termina o comunicado garantido que vai continuar a "trabalhar ativamente para definir um modelo sustentável para o mundo do futebol".
AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram no domingo a criação da Superliga europeia, à revelia de UEFA, federações nacionais e vários outros clubes.
A competição deveria ser disputada por 20 clubes, 15 dos quais fundadores -- apesar de só terem sido revelados 12 - e outros cinco, qualificados anualmente.
Entretanto, a UEFA avisou que iria excluir todos os clubes que integrassem a Superliga, assegurando contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.
Algumas horas depois, após sofrerem grande contestação dos adeptos e críticas do primeiro-ministro Boris Johnson, os seis clubes ingleses anunciaram a saída do projeto, e já hoje Atlético de Madrid e Inter de Milão fizeram o mesmo.
No projeto, menos de 48 horas após o anúncio da sua criação, mantêm-se o Real Madrid, FC Barcelona, Juventus e AC Milan.
UEFA já tem em cima da mesa uma proposta da Superliga
Presidente da Associação dos Clubes Europeus garante que ainda não houve qualquer avanço formal
Competição, que ainda procura aprovação de UEFA e FIFA, passaria a ser designada Unify League
"Abusaram da sua posição dominante" e devem "cessar a sua conduta anticompetitiva" diz o tribunal
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana