Primeiro ministro inglês diz que esta não é uma boa notícia nem para os adeptos nem para o país
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou esta segunda-feira que vai fazer "tudo o que puder" para impedir a criação da Superliga europeia, anunciada no passado domingo e que inclui seis equipas inglesas.
"Vamos analisar tudo o que podemos fazer com as autoridades do futebol para garantir que a Superliga não aconteça como está planeada. Isto não é uma boa noticia para os adeptos nem para o futebol deste país. Não gosto da aparência desta proposta e farei tudo o que puder para que não aconteça", afirmou Boris Johnson aos jornalistas ingleses.
Relacionadas
Além do primeiro-ministro, no Reino Unido várias vozes já se mostraram contra o projeto da Superliga, desde pessoas ligadas à política, como antigo jogadores e adeptos dos seis clubes ingleses envolvidos (Manchester United, Chelsea, Arsenal, Tottenham, Manchester City e Liverpool).
A criação de uma Superliga europeia de futebol foi no passado domingo anunciada, em comunicado, por 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália, que pretendem desenvolver uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA.
AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham, "uniram-se na qualidade de clubes fundadores" da Superliga, indica o comunicado.
Os promotores da Superliga adiantam que a prova será disputada por 20 clubes, pois, aos 15 fundadores - apesar de terem sido anunciados apenas 12 -, juntar-se-ão mais cinco clubes, qualificados anualmente, com base no desempenho da época anterior.
Presidente da Associação dos Clubes Europeus garante que ainda não houve qualquer avanço formal
Competição, que ainda procura aprovação de UEFA e FIFA, passaria a ser designada Unify League
"Abusaram da sua posição dominante" e devem "cessar a sua conduta anticompetitiva" diz o tribunal
Presidente da UEFA considera que só querem "mais dinheiro"
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque