Presidente da UEFA saudou a retirada de seis clubes ingleses dos 12 promotores da Superliga
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, saudou esta quarta-feira a retirada de seis clubes ingleses, dos 12 promotores de uma Superliga, prometendo reconstruir a "unidade do futebol europeu".
"O importante agora é seguir em frente e reconstruir a unidade do desporto e seguirmos em frente - juntos -", afirma o presidente da UEFA em comunicado.
Relacionadas
Ceferin, num gesto de apaziguamento diz que que é importante "mudar de ideias" e que "é admirável reconhecer um erro" referindo-se aos seis clubes que "reconsideraram".
"Esses clubes cometeram um grande erro mas agora estão de volta e eu sei que têm muito a oferecer não só às nossas competições mas a todo o futebol europeu", escreveu.
Entre os clubes ingleses que fizeram "meia-volta", o Manchester City e o Chelsea estão nas semifinais da Liga dos Campeões.
Os outros seis clubes dissidentes, liderados pelo Real Madrid, anunciaram que vão "reconsiderar os passos mais adequados para reformular o projeto".
No domingo, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram a criação da Superliga europeia, à revelia de UEFA, federações nacionais e vários outros clubes.
A competição previa ser disputada por 20 clubes, 15 dos quais fundadores - apesar de só terem sido revelados 12 - e outros cinco, qualificados anualmente.
Em reação, a UEFA anunciou que vai excluir todos os clubes que integrem a Superliga, assegurando contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.
UEFA já tem em cima da mesa uma proposta da Superliga
Presidente da Associação dos Clubes Europeus garante que ainda não houve qualquer avanço formal
Competição, que ainda procura aprovação de UEFA e FIFA, passaria a ser designada Unify League
"Abusaram da sua posição dominante" e devem "cessar a sua conduta anticompetitiva" diz o tribunal
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana