O jornal alemão 'Der Spiegel' revelou esta sexta-feira alguns detalhes do contrato de criação da Superliga Europeia, assinado pelos 12 clubes que se propunham a fazer uma cisão com a UEFA, com o apoio financeiro do banco norte-americano JP Morgan.
Segundo o 'Der Spiegel', Real Madrid e Barcelona teriam direito a receber mais 60 milhões de euros do que os rivais. A verba surge como "valor adicional" (30 milhões no final de cada uma das duas primeiras épocas).
Uma página do contrato mostra, por outro lado, que dos 15 clubes - os 12 fundadores mais PSG, Bayer e Borussia Dortmund, que seriam convidados - Milan, Atlético Madrid, Borussia Dortmund e Inter receberiam menos dinheiro do que os restantes no diz respeito ao investimento inicial: 3,8 por cento.
Já Arsenal, Bayern Munique, Chelsea, Barcelona, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, PSG, Real Madrid e Tottenham teriam direito a 7,7 por cento do pagamento inicial destinado aos membros fundadores.
Conta também o jornal alemão que cada clube teria direito a transmitir quatro jogos da fase regular da prova exclusivamente nas suas plataformas, fosse elas sites, televisão própria, aplicações móveis, etc. Com esta medida pretendia-se aumentar o número de subscritores das plataformas dos clubes.
Quem quisesse desistir não o poderia fazer de ânimo leve. A multa para a saída da Superliga Europeia estava fixada em 150 milhões de euros.
Recorde-se que o projeto durou apenas dois dias, visto que a maioria dos clubes fundadores sucumbiu à pressão dos adeptos, dos jogadores, treinadores, comentadores e até políticos.
A UEFA prometeu mão pesada, mas para já não afastou ninguém da Liga dos Campeões deste ano. Barcelona e Real Madrid são os últimos resistentes e ainda não anunciaram a saída do projeto.
Clube sente ter sido financeiramente prejudicado devido à ação do organismo de Nyon
Já o presidente de LaLiga, Javier Tebas, entende que esta sentença não representa uma aprovação daquela competição
Organismos atribuíram-se "o poder discricionário de impedir a participação dos clubes europeus em competições alternativas"
UEFA já tem em cima da mesa uma proposta da Superliga
Avançado do Toluca brilha no México
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Inter Miami, liderado pelo antigo internacional inglês e onde alinha o argentino, conquistou pela primeira vez a MLS
Antigo internacional alemão lançou discussão nas redes sociais