Golpe fatal na Superliga: Tribunal da União Europeia emite parecer a favor da UEFA

Advogado geral refere que o "futebol na Europa se mantém contra" a criação da prova

• Foto: Lusa/EPA

Mais um golpe fatal para as aspirações da Superliga. O parecer divulgado esta quinta-feira do advogado geral da União Europeia determinou que a FIFA e a UEFA não recorreram a qualquer abuso de poder para avisar clubes como Real Madrid, Barcelona ou Juventus, que planeavam avançar com a criação da nova competição.

"Apesar de a ESLC (Europen Super League Company) ser livre de organizar a sua própria competição independente fora dos ecossistemas da FIFA ou da UEFA, não pode, em paralelo, ter clubes a participarem em competições organizadas por essas mesmas organizações sem autorização prévia das federações", pode ler-se no parecer do advogado geral.

"O futebol na Europa mantém-se unido e firmemente contra a Superliga Europeia, assim como contra qualquer proposta que possa causar uma rutura que ameaçaria o ecossistema do desporto europeu", refere-se.

O relatório considera ainda que as atuais regras da FIFA e da UEFA são "compatíveis com as leis da União Europeia".

Este parecer, que não é vinculativo mas que tem um grande peso, será agora submetido ao Tribunal Europeu, cuja decisão final deverá ser conhecida nos próximos meses.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Superliga Europeia Notícias
Notícias Mais Vistas