Jornal diz que os clubes só pediram apoio financeiro ao JP Morgan depois do 'sim' de Infantino
O 'New York Times' revela esta quinta-feira numa extensa reportagem que a FIFA e o seu presidente, Gianni Infantino, estavam ao corrente dos planos dos clubes que criaram a Superliga. Isto apesar de Infantino publicamente depois ter condenado o projeto.
Fazendo referência a fontes e documentos consultados, o prestigiado jornal norte-americano explica que Infantino conhecia os planos e que vários subordinados seus mantiveram conversas com alguns dos clubes envolvidos na criação da prova. Os primeiros contactos ter-se-ão iniciado em 2019 e foram levados a cabo por homens da máxima confiança do presidente da FIFA. Matias Grafstrom, braço direito de Infantino e secretário geral-adjunto do organismo, seria um deles.
Relacionadas
E que contrapartida receberia a FIFA com o seu apoio? Segundo o jornal em cima da mesa estava a possibilidade de vários fundadores da Superliga participarem no novo Mundial de Clubes que Infantino tinha em perspetiva.
O grupo dissidente procurava apoio ao mais alto nível de modo a garantir que não haveria sanções para os seus jogadores. O jornal adianta que os clubes encontraram em Infantino um interlocutor aberto e compreensivo relativamente à sua causa, e que só depois de garantirem o apoio da FIFA é que recorreram ao banco JP Morgan em busca de apoio financeiro.
Quando se começou a falar na possibilidade de a Superliga avançar, Ceferin, presidente da UEFA, terá entrado logo em contacto com Infantino, para que juntos condenassem o projeto. O líder da UEFA perguntou-lhe diretamente se apoiava a causa e Infantino ter-lhe-á respondido que não. A declaração conjunta dos dois organismos, a condenar a criação da competição, surpreendeu os clubes dissidentes.
Recorde-se que 12 clubes tentaram formar a Superliga Europeia, mas que 9 deles acabaram por ceder à pressão da UEFA e dos adeptos, abandonando depois o projeto.
Real Madrid, Barcelona e Juventus são os clubes que se mantêm firmes, mas que já foram avisados de que poderão não participar nas competições europeias na próxima época.
Clube sente ter sido financeiramente prejudicado devido à ação do organismo de Nyon
Já o presidente de LaLiga, Javier Tebas, entende que esta sentença não representa uma aprovação daquela competição
Organismos atribuíram-se "o poder discricionário de impedir a participação dos clubes europeus em competições alternativas"
UEFA já tem em cima da mesa uma proposta da Superliga
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Triunfo por 2-0, graças aos golos de Wynder e João Veloso
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham