21/12/2023

«O futebol é livre»: todas as reações à decisão do Tribunal Europeu sobre a Superliga ao minuto

UEFA e FIFA acusadas de "abuso de poder dominante"

Momentos-chave

18:12 21.12.2023

V. Guimarães "está claramente contra a conceção de uma Superliga"

O V. Guimarães também já reagiu em comunicado, mostrando-se contra a Superliga Europeia.

Leia o comunicado:

"A ideia da criação de uma Superliga Europeia jamais fará sentido. O Vitória Sport Clube defende que as competições europeias só devem ser disputadas por clubes que consigam boas classificações nas respetivas ligas nacionais e jamais pelos emblemas que se destacam exclusivamente pelo seu poderio financeiro. As competições europeias devem continuar a ser provas abertas, privilegiando-se assim somente a meritocracia desportiva.

Sendo esses os valores que norteiam a UEFA e a ECA (Associação de Clubes Europeus), o Vitória SC está claramente contra a conceção de uma Superliga e tem a certeza de que semelhante competição gozaria de reduzida popularidade, pois não irá de encontro com os interesses dos clubes e dos adeptos.

A Direção do Vitória SC"

18:08 21.12.2023

Sporting reage à decisão sobre a Superliga e destaca que "defenderá sempre a existência de ligas domésticas"

O Sporting já tomou posição sobra a decisão do Tribunal de Justiça sobre a Superliga que acusou a UEFA e a FIFA de "abuso de poder dominante"."No seguimento da decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, o Sporting Clube de Portugal esclarece que defenderá sempre a existência de ligas domésticas e um modelo de competições europeias democrático, alicerçado em critérios de transparência e meritocracia", referem os leões. 

17:17 21.12.2023

FC Porto reage à decisão do Tribunal Europeu: «Não pode servir para desunir a família do futebol»

O FC Porto reagiu à decisão do Tribunal Europeu."A decisão hoje conhecida do Tribunal de Justiça da União Europeia não pode servir para desunir a família do futebol, mas sim para trabalharmos todos em conjunto para um futebol moderno, sustentável, respeitando a tradição europeia do acesso às competições ter apenas em consideração o mérito desportivo. Como sempre, o FC Porto, um dos mais relevantes clubes europeus das últimas décadas, está disponível para, ao lado da UEFA, e em sintonia com a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga de Clubes, contribuir para potenciar as competições e reafirmar os valores do futebol europeu."

Pub
17:14 21.12.2023

Miguel Poiares Maduro: «Decisão sobre Superliga é boa, mas não valida a competição»

A decisão da justiça europeia que impede a FIFA e a UEFA de proibirem atletas e clubes de participarem em competições privadas "é boa" e terá impactos no futuro, mas não valida a Superliga, considerou esta quinta-feira Miguel Poiares Maduro. Em declarações à agência Lusa, o advogado, afirmou que o acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) "torna claro que a FIFA e a UEFA não podem usar o poder que detêm, que é um poder que lhes permite, de facto, licenciar, autorizar qualquer outra organização de eventos desportivos concorrente com aqueles que eles próprios organizam, de uma forma discirminatória, não transparente e não sujeita a controlo independente". Leia aqui na íntegra.

15:17 21.12.2023

A reação do Benfica: «Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade ou alternativa»

Comunicado do Benfica:

"O Sport Lisboa e Benfica esclarece, em face da decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que a Superliga Europeia continua a não ser uma prioridade ou alternativa e que um crescente entendimento e forte cooperação entre a UEFA e a ECA são o modelo que melhor defende os valores, a tradição e os pergaminhos do futebol europeu.

Ainda que a decisão hoje proferida venha a colocar um ponto final no monopólio da UEFA no que respeita à organização de competições – e se abram novos horizontes e desafios futuros –, há um pressuposto a salvaguardar: a permanência e defesa das Ligas internas e das competições nacionais".

14:49 21.12.2023

O redondo "não" da Premier League

A Premier League ja deu igualmente o seu não redondo à Superliga, sublinhando que a sentença hoje proferida pelo Tribunal de Justiça europeu não quer dizer que a competição seja legal. "A sentença não valida a chamada 'Superliga Europeia' e a Premier League continua a rejeitar esse conceito. Os adeptos são de importância vital e uma e outra vez têm deixado clara a sua oposição a uma competição 'separada' que corta o vínculo entre o futebol nacional e o europeu", pode ler-se no comunicado

Pub
14:39 21.12.2023

Sp. Braga quer colaborar para "manter os valores que definem o futebol europeu"

Leia o comunicado na íntegra:

"O SC Braga tomou conhecimento do julgamento proferido pelo Tribunal de Justiça da União Europeia no caso da European Super League, que de forma alguma valida ou legitima a chamada Superliga. O SC Braga reafirma o seu compromisso em colaborar, no plano da ECA e ao lado de centenas de outros clubes, para manter os valores que definem o futebol europeu. Essa garantia é neste momento assegurada pela parceria sólida que os clubes, via ECA, mantêm com a UEFA".

14:21 21.12.2023

O comunicado da Liga Portugal

"A Liga Portugal, como membro da European Leagues, tomou nota da decisão de hoje do Tribunal de Justiça da União Europeia relativa ao processo ‘C-333/21 European Super League’. As Ligas defendem um modelo de competição aberta, em que a qualificação para as competições europeias de clubes é definida pelo desempenho anual nas provas nacionais. As competições domésticas representam a essência da paixão dos adeptos de futebol, graças ao seu formato único que permite que as suas equipas compitam internamente nos fins de semana - um formato que deve ser salvaguardado. Além disso, é inegável o contributo incalculável dessas competições nas comunidades locais dos clubes, muitas vezes manifestado por meio de ações e campanhas de solidariedade. A evolução do futebol profissional depende de um equilíbrio complementar entre as ligas domésticas e as competições de clubes internacionais. Comprometemo-nos a trabalhar com todos os stakeholders por forma a ajudar o futebol profissional de clubes a nível europeu, fazendo com que este se torne mais forte do que nunca", pode ler-se em comunicado.

13:53 21.12.2023

Presidente da UEFA sobre a Superliga: «Que comecem essa grande competição e com apenas dois clubes...»

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, respondeu de forma dura em relação à Superliga. "Podem criar o que quiserem. Espero que comecem essa grande competição o mais cedo possível e com apenas dois clubes", começou por referir. E acrescentou: "Vi a apresentação da A22. É difícil dizer se o espectáculo deveria surpreender-me ou divertir-me. É inclusivamente um modelo mais fechado do que o formato de 2021, que foi recusado por todos. "

Pub
13:33 21.12.2023

Fernando Gomes: «Péssima ideia para o futebol»

Fernando Gomes, presidente da FPF, também já tomou posição:  "Já em 2020 manifestei a minha total discordância e repúdio pela criação de uma Superliga.Três anos depois mantenho a minha opinião. Acho que é uma péssima ideia para o futebol, pois viola todos os princípios do mérito desportivo. A concretizar-se, prejudicaria muito o futebol como um todo e os clubes portugueses em particular. Por isso a FPF foi, é e será convicta e frontalmente contra competições organizadas fora das federações e ligas e apoia de forma firme o modelo desportivo europeu."

13:05 21.12.2023

Manchester United, Bayern Munique e At. Madrid recusam Superliga

Manchester United, Bayern Munique e Atlético Madrid já anunciaram não ter qualquer intenção de integrar a 'nova' Superliga Europeia. "Uma competição deste tipo representaria um ataque à importância das ligas nacionais e à dinâmica do futebol europeu. A Bundesliga constitui a base do Bayern, como todas as ligas nacionais constituem a base dos clubes de futebol europeus. Por isso, é nosso dever e a nossa profunda convicção fortalecê-la e não debilitá-la. Também apoiamos as competições europeias de clubes sob a alçada da UEFA. Assim, é muito claro para nós: a porta da Superliga no Bayern continua fechada".

12:53 21.12.2023

As perguntas de 1 milhão: com a Superliga, afinal quem é o campeão europeu? E se as equipas portuguesas entrarem?

O jurista Alexandre Mestre coloca vários cenários em cima da mesa para o caso de, efetivamente, a Superliga Europeia ir em frente: o que aconteceria aos clubes portugueses se participassem? Abdicariam de alguma das competições nas quais estão já integradas uma vez que em matéria prática, de calendário, seria praticamente impossível conciliar? Ou... quem seria afinal o campeonato europeu? As questões foram debatidas no Manhã Record desta quinta-feira

Pub
12:52 21.12.2023

Associação Europeia de Clubes diz que Tribunal "não validou projeto"

A Associação Europeia de Clubes (ECA) sublinhou que a decisão do TJUE "não valida de nenhuma forma o projeto da Superliga". "Desde que foi apresentado há dois anos, foram efetuadas importantes reformas na governação do ecossistema do futebol europeu e em todo o mundo, incluindo novas regras da UEFA na autorização prévia de competição e, em particular, de reformas ao abrigo do memorando de entendimento da ECA e da 'joint venture' da ECA com a UEFA e FIFA", adiantou o organismo.

12:47 21.12.2023

Proença: «Decisão não deve mudar a posição daqueles que defendem o futebol na sua verdadeira essência»

"A decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (EU), hoje conhecida, não deve mudar a posição daqueles que defendem o futebol na sua verdadeira essência: um desporto apaixonante, em que todos têm o direito de sonhar, de superar expectativas dentro do campo, de crescer. A European Leagues defende um modelo de competição aberta, em que a qualificação para as competições europeias de clubes é definida pelo desempenho anual nas provas nacionais. Há princípios fundamentais que não devem ser colocados em causa: as competições nacionais são a base da paixão dos adeptos, e devem, por isso, ser protegidas.

O direito de progredir nos diversos patamares competitivos, que se joga em campo, encerra outra garantia: a da solidariedade no financiamento da formação do talento do futuro. É este o futebol que defendemos e continuaremos a defender, em colaboração com todos os stakeholders que têm como missão garantir a verdadeira essência do futebol", defende o presidente da Liga Portugal.

12:41 21.12.2023

A posição oficial da FIFA

"A FIFA tomou nota da sentença proferida hoje pelo Tribunal de Justiça da União Europeia relativamente à Superliga. A FIFA analisará agora a decisão em coordenação com a UEFA, outras confederações e federações membro antes de fazer mais comentários. De acordo com os seus estatutos, a FIFA acredita firmemente na natureza especifíca do desporto, incluída na estrutura piramidal  - que se sustenta no mérito desportivo - e nos princípios do equilíbrio competitivo e solidariedade financeira. O futebol deve a sua gloriosa história aos princípios mencionados, que a FIFA, confederações e federações continuarão a promover no futuro, em nome do interesse dos adeptos do futebol em todo o mundo".

Pub
12:24 21.12.2023

A explicação do novo modelo (competição masculina)

Our proposed new men's ESL competition is a league structure based on a true pan-European pyramid: It will consist of 64 participating clubs in three tiers. Watch the video to learn more about the key elements. #BetterForFootball pic.twitter.com/yHfhVaPTFt

12:21 21.12.2023

Assim será o novo modelo da Superliga (competição feminina)

12:09 21.12.2023

Tebas reage ao novo modelo da SuperLiga

Esto no lo contará @A22Sports, ni su CEO en el Bar , como no cuenta lo que dice la sentencia cía del TJUE que la misma no supone la autorización de la Superliga, como hemos explicado en anteriores post.

Statement del DNMC (Gobierno Británico): Tomamos nota de la decisión…

Pub
11:59 21.12.2023

Bundesliga contra Superliga

A Bundesliga emitiu um comunicado que sublinha que a decisão do TJUE não significa que a Superliga seja autorizada. "A Federação alemã apoia o modelo desportivo europeu e recusa as competições à margem das organizadas pelas associações e ligas"

DFL-Statement zum Super League Urteil ?? https://t.co/tAdxSQiPHT pic.twitter.com/GnBGvNVz1o

Pub
10:34 21.12.2023

Villarreal: «Sentença do TJUE não valida a Superliga Europeia»

O Villarreal já se pronunciou também: "A sentença do TJUE não valida a Superliga Europeia. As conclusões do TJUE asseguram que "uma competição como a do projeto da Superliga não deve ser necessariamente autorizada"

La sentencia del TJUE no avala la Superliga Europea

Las conclusiones del TJUE aseguran que “una competición como la del proyecto de la Superliga no debe ser necesariamente autorizada”#EarnItOnThePitch

10:30 21.12.2023

UEFA já se pronunciou sobre a decisão

Numa nota oficial sobre a decisão do Tribunal de Justiça, a UEFA sublinha que a mesma "não valida a chamada 'supertliga'. "A UEFA confia na solidez das suas novas regras e, especificamente, nas que cumprem com todasd as leis e regulamentos europeus relevantes. A UEFA continua decidida no seu compromisso de defender a pirâmide do futebol europeu (...). Continuaremos a dar forma ao modelo desportivo europeu coletivamente com associações, ligas, clubes, adeptos, jogadores, treinadores, instituições da UE, governos e sócios por igual".

Pub
10:21 21.12.2023

Barcelona manifesta-se em comunicado

"O Barcelona quer expressar a sua satisfação com a sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia, que dá aval ao projeto da Superliga. Como uma das entidades impulsionadoras da Superliga, o Barcelona considera que a sentença abre via para uma nova competição de futebol de nível máximo na Europa ao manifestar-se contra a figura de monopólio no mundo do futebol, já que oferece uma proposta de diálogo sobre a qual deve ser o modelo de competição europeia de futuro", pode ler-se no comunicado.

10:20 21.12.2023

Florentino Pérez: «O presente e o futuro estão finalmente nas mãos dos clubes e dos adeptos»

O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, congratulou-se com a decisão do Tribunal de Justiça da UE. "Nos próximos dias vamos estudar o alcance desta decisão, de grande trascendência histórica. O futebol europeu jamais será um monopólio e, a partir de hoje, os clubes serão os donos do seu destino. Vemo-nos capazes de impulsar as competiciones que consideremos. Triunfou a Europa das liberdades", afirmou o dirigente, referindo-se igualmente ao "início de um novo tempo".

Podemos trabalhar em liberdade e sem ameaças, com o objetivo de inovar e melhorar o futebol. A partir de hoje, o presente e o futuro estão finalmente nas mãos dos clubes e adeptos. O nosso destino pertence-nos  e temos uma grande responsabilidade à nossa frente. Marcará um antes e um depois, é um grande dia para a historia do futebol".

09:57 21.12.2023

LaLiga: «A Superliga" é um modelo egoísta e elitista»

?? Hoy más que nunca recordamos que la "Superliga" es un modelo egoísta y elitista.

?? Todo formato que no sea totalmente abierto, con acceso directo, año a año, vía ligas domésticas, es un modelo cerrado.

El fútbol europeo ya ha hablado. No insistáis, #EarnItOnThePitch.

Pub
09:38 21.12.2023

Jaume Roures: «Não mudará nada porque este projeto não se pode materializar»

Jaume Roures sobre l'aval d'Europa a la Superlliga al #MatíCatRàdio: "No canviarà res perquè el projecte no es pot materialitzar. No hi ha francesos i alemanys i dubto que hi hagi els italians. Fer-la amb Barça, Madrid, Porto... és fer volar coloms"https://t.co/rldN0cVGDu pic.twitter.com/YCX0J6BFcu

09:33 21.12.2023

Tebas continua imparável no Twitter

Lo que se está diciendo el anticipo que nos han leído. ES debe haber reglas transparentes, claras, objetivas, para la aprobación de competiciones, que no vale con la simple desaprobación, y que debería haber una estructura normativa, objetiva, que requiera condiciones… https://t.co/GarICXfbIi

09:17 21.12.2023

«O monopólio da UEFA terminou»

"Ganhámos o direito de competir. O monopólio da UEFA terminou. O futebol é livre. Agora os clubes já não sofrem ameaças e sanções. São livres de decidir o seu próprio futuro", escreveu Bernd Reichart, CEO da A22, promotora da Superliga, na rede social X. "Para os adeptos: vamos transmitir GRÁTIS todos os jogos da Superliga. Para os clubes: as receitas dos clubes e os pagamentos em solidariedade com o futebol estarão garantidos"

“Hemos ganado el derecho a competir. El monopolio de la UEFA ha terminado. El fútbol es LIBRE. Ahora los clubes ya no sufrirán amenazas y sanciones. Son libres de decidir su propio futuro”, Bernd Reichart, CEO de A22, sobre la decisión del TJUE. 1/4

Pub
09:13 21.12.2023

Javier Tebas já se pronunciou

Lo que se está diciendo el anticipo que nos han leído. ES debe haber reglas transparentes, claras, objetivas, para la aprobación de competiciones, que no vale con la simple desaprobación, y que debería haber una estructura normativa, objetiva, que requiera condiciones… https://t.co/GarICXfbIi

09:11 21.12.2023

Sentença da UE favorável à Superliga Europeia: UEFA e FIFA acusadas de "abuso de poder dominante"

O Tribunal de Justiça da União Europeia deu esta quinta-feira razão à Superliga Europeia no diferendo que se mantinha com a UEFA e a FIFA desde que foi lançada por alguns dos maiores clubes do continente, em abril de 2021. No comunicado divulgado esta manhã, a UE acusa a UEFA e FIFA de "abuso de poder dominante".

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Superliga Europeia Notícias
Notícias Mais Vistas