_
O selecionador moçambicano de futebol, Chiquinho Conde, agradeceu este sábado aos jogadores dos mambas pela qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN'2023), 13 anos depois da última participação, assumindo estar na sua "cadeira de sonho".
"Estou grato, primeiro, aos jogadores, porque disse sempre que seriam eles a colocar-me na hierarquia do futebol", afirmou Chiquinho Conde, antigo avançado internacional moçambicano, que jogou em vários clubes portugueses, visivelmente emocionado, depois da vitoria (3-2), em Maputo, contra o Benim.
Clésio marcou, aos 90+4 minutos, o golo da vitória moçambicana frente ao Benim, por 3-2, em jogo da sexta e última jornada do Grupo L de qualificação para a CAN2023, num encontro em que os comandados de Chiquinho Conde necessitavam apenas de um empate.
Com este triunfo, Moçambique confirmou o segundo lugar do agrupamento, com 10 pontos, menos três do que o líder Senegal, com cinco pontos de vantagem sobre o Benim.
"Humildemente, só tenho de agradecer a todos os treinadores que trabalham com estes belíssimos jogadores que cá vêm, porque eu tenho pouco tempo para trabalhar com eles", elogiou ainda o selecionador, que deixou o relvado após o terceiro golo da equipa moçambicana, quando já passavam quatro minutos dos 90.
A justificação foi simples: "O momento era para os jogadores e precisava desse momento para mim", rematou Chiquinho Conde, assumindo que, como selecionador de Moçambique, ocupa a sua "cadeira de sonho".
"Ajudamos Moçambique e os mambas a inverter esse paradigma", comentou ainda o antigo avançado de Vitória de Setúbal e Sporting, entre outros.
A seleção moçambicana qualificou-se hoje pela quinta vez par a fase final de uma Taça das Nações Africanas de futebol, 13 anos depois da última presença, em 2010.
"Foram 13 anos e valeu a espera. Fomos tentando e nunca desistimos. Nunca desistimos, a persistência sempre esteve lá. Hoje estamos felizes porque sempre acreditamos", comentou, no final, o capitão da seleção moçambicana, Dominguez.
A Taça das Nações Africanas de futebol de 2023 (CAN'2023) foi adiada devido às inundações ocorridas na Costa do Marfim, que vai acolher a 34.ª edição da competição entre 13 de janeiro e 11 de fevereiro de 2024.
Treinador diz ainda que a Federação do país tem mostrado muita cautela nos festejos da decisão da CAF
Treinador português antecipa ainda "muita pressão política" na decisão do TAS, em relação ao recurso interposto pelos senegaleses
Mohamed Ouahbi quer manter foco no Campeonato do Mundo
Seleção são-tomense foi derrotada pela Etiópia na ronda preliminar
Portugal continua bem posicionado no 6.º lugar
Jogador foi internado após jogo da Colômbia há nove dias e ainda não recuperou em pleno
Antigo selecionador da Roménia morreu esta terça-feira, aos 80 anos
Dragões venceram o Sp. Braga na final do torneio destinado a equipas sub-12
Turma do treinador português superou o Barcelona de Guayaquil no Equador
Ex-avançado francês aplaudiu exibição do compatriota e mencionou o jovem espanhol pelo estilo de jogo semelhantes