Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Geny Catamo até marcou no último jogo da fase de grupos, mas não evitou a derrota frente a Camarões
Seguir Autor:
Moçambique terminou esta quarta-feira o Grupo F da Taça das Nações Africanas (CAN'2025) no terceiro lugar, ao perder por 2-1 com os Camarões, e vai defrontar a Nigéria nos oitavos-de-final, em Marrocos.
À entrada para a última jornada, os Mambas ainda podiam chegar ao primeiro lugar, num grupo que somava oito títulos africanos - cinco dos Camarões e três da campeã em título Costa do Marfim.
Em Agadir, Geny Catamo, extremo do Sporting, adiantou a seleção moçambicana aos 23 minutos, aproveitando a derrota temporária da Costa do Marfim frente ao Gabão, situação que momentaneamente colocava Moçambique na liderança.
Cinco minutos depois, um autogolo de Nené anulou a vantagem e esfumaçou a esperança da formação lusófona, cenário que se confirmou aos 55 minutos, quando um erro na saída de bola permitiu a reviravolta dos leões indomáveis.
Com a derrota consumada, mas o apuramento garantido, o selecionador Chiquinho Conde decidiu poupar titulares como Catamo e Ratifo, após perder Diogo Calila por lesão ainda na primeira parte.
No outro jogo do grupo, em Marrakech, a Costa do Marfim recuperou de uma desvantagem de dois golos e venceu o Gabão por 3-2, com um tento já nos descontos, assegurando o primeiro lugar para os elefantes. A derrota deixa o Gabão sem qualquer ponto na prova.
O décimo dia de competição começou com os jogos do Grupo E, conquistado pela Argélia com um pleno de vitórias.
No Estádio Moulay El Hassan, em Rabat, uma Argélia em serviços mínimos confirmou a liderança do Grupo E, ao derrotar a Guiné Equatorial, que conclui a prova sem qualquer ponto, num encontro decidido ainda antes do intervalo, quando já vencia por 3-0.
As raposas do deserto, bicampeãs africanas, com triunfos em 1990 e 2019, marcaram aos 19, 25 e 32 minutos, permitindo apenas o golo de honra à Guiné Equatorial, aos 50', seleção que nunca tinham conseguido vencer em fases finais da CAN.
No outro encontro, em Casablanca, entre equipas já apuradas, o Burkina Faso venceu o Sudão por 2-0, com um golo em cada parte, confirmando o segundo lugar, na primeira vitória dos estalões frente aos sudaneses na competição.
Concluída a fase de grupos em Marrocos, a CAN'2025 continua para o ano - que é como quem diz -, no sábado, dia 3, com os primeiros jogos dos oitavos-de-final.
Pape Thiaw castigado devido aos incidentes na final da competição
Antigo guarda-redes comentou a insólita atitude dos apanha-bolas do Senegal-Marrocos e apontou o dedo à organização
Polémica final da CAN ainda faz correr muita tinta
Hervé Renard conta que lhe aconteceu o mesmo recentemente e como resolveu
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Central de 25 anos, formado no Benfica, deixou o Aris de Salónica
Ex-Santa Clara estreou-se a marcar no campeonato