Polémica final da CAN: das teorias da conspiração à "ferida que vai demorar a cicatrizar" de Brahim Díaz

Craque do Real Madrid mostrou-se desolado com o penálti falhado... mas nas redes sociais foi alimentado o rumor que fez de propósito

Tensão entre jogadores na final da CAN
Brahim Díaz desolado após falhar penálti na final da CAN
Tensão entre jogadores na final da CAN
Brahim Díaz desolado após falhar penálti na final da CAN
Tensão entre jogadores na final da CAN
Brahim Díaz desolado após falhar penálti na final da CAN

Muita polémica, confrontos, teorias da conspiração, críticas e desespero. A polémica final da CAN, que caiu para o lado do Senegal após a vitória (1-0) frente a Marrocos, pode ser adjetivada de várias formas e, acima de tudo, promete continuar a dar pano para mangas. Vale a pena recordar o que aconteceu nas últimas horas.

Tudo começou na reta final da decisão. Com o nulo a persistir no marcador, o primeiro momento de tensão surge no tempo de compensação quando é invalidado um golo à turma senegalesa por falta no início da jogada. Nesse momento começaram os primeiros protestos, mas a fúria subiu de tom quando minutos depois o árbitro, após recorrer ao VAR, assinalou um penálti a favor de Marrocos. Os jogadores saltaram dos bancos como se tivessem molas e deu-se o desaguisado junto à linha lateral. Inconformado com a decisão, Pape Thiaw, selecionador senegalês, , contra a vontade de Sadio Mané, que ficou à boca do túnel a apelar ao bom senso dos colegas.

As bancadas, completamente estupefactas, e os jogadores senegaleses acabaram por voltar pouco depois. O jogo foi então retomado com a marcação do penálti e Brahim Díaz assumiu a responsabilidade de colocar toda uma nação em festa, mas a, que tanta tinta tem feito correr ao longo das últimas horas, morreu nas mãos do guarda-redes Mendy e a desilusão apoderou-se dos adeptos marroquinos. O encontro teve que seguir para prolongamento e foi um remate à entrada da área de Gueye, cheio de fé, a dar o título ao Senegal. À lista de acontecimentos insólitos tem também que se juntar as muitas tentativas dos marroquinos em roubarem a toalha ao guarda-redes senegalês.

No final do encontro, e viu os jornalistas marroquinos abandonarem a sala. Nas redes sociais o 'fartote' foi tal que houve até quem alinhasse em teorias da conspiração, com alguns internautas a desconfiarem que Brahim Díaz falhou propositadamente o penálti.

Horas depois, Gianni Infantino, presidente da FIFA, e ficou também a saber-se que a e têm, inclusivamente, a participação no Campeonato do Mundo em risco.

Por fim, o próprio Brahim Díaz, internacional jovem por Espanha e que representou Marrocos numa grande competição pela primeira vez, mostrou-se desolado. "Dói-me a alma. Sonhei com este título graças a todo o amor que me deram, a cada mensagem, a cada demonstração de apoio que me fez sentir que não estava sozinho. Lutei com tudo o que tinha, com o coração acima de tudo. Ontem falhei e assumo toda a responsabilidade e peço desculpa do fundo do coração. Vai ser difícil recuperar, porque esta ferida não cicatriza facilmente, mas vou tentar. Não por mim, mas por todos aqueles que acreditaram em mim e por todos aqueles que sofreram comigo. Vou continuar em frente até que um dia possa retribuir todo este amor e ser o orgulho do meu povo marroquino", escreveu o criativo do Real Madrid, nas redes sociais.

4
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de CAN
Notícias
Notícias Mais Vistas