Aeronave que transportava a seleção para a CAN acabou por regressar à origem 9 minutos após descolar
A seleção da Gâmbia tinha viagem para a Costa do Marfim, onde se realiza a CAN a partir deste sábado, marcada para esta quarta-feira. Ela começou... mas o voo teve de regressar a Banjul, capital da Gâmbia, passados 9 minutos. Uma situação de aflição que foi relatada nas redes sociais por Saidy Janko, antigo jogador do FC Porto que representa o Young Boys, da Suíça.
A seleção da Gâmbia viajou "32 horas no total desde a Arábia Saudita", onde esteve em estágio, até casa, "com longas escalas em Istambul e Casablanca". "Deveríamos voar hoje da Gâmbia para a Costa do Marfim, para a CAN. Assim que entrámos no pequeno avião que foi fretado para nos transportar, percebemos o calor imenso na cabine que nos deixava a suar. A tripulação garantiu-nos que o ar condicionado ligaria assim que estivéssemos no céu", começou por descrever Janko.
Relacionada
"O calor desumano misturado com a falta de oxigénio deixou muitas pessoas com fortes dores de cabeça e tonturas extremas. Além disso, as pessoas começaram a adormecer profundamente minutos após entrarem na aeronave/descolagem. Ainda no ar, a situação piorou, deixando o piloto sem outra opção a não ser iniciar uma aterragem de emergência no aeroporto de Banjul 9 minutos após a descolagem. O que aconteceu com sucesso", refere o lateral-direito.
Ver esta publicação no Instagram
"Se não fosse isso, as consequências poderiam ter sido muito piores, sabendo o que poderia ter acontecido se ficássemos expostos à situação por mais tempo - num avião, sem oxigénio... Estamos gratos por todos se sentirem bem, mas esta é uma situação que tem de ser abordada antes da CAN. Isto é inaceitável e tem de acabar com efeitos imediatos", concluiu Saidy Janko.
Janko ingressou no FC Porto no verão de 2018, mas nunca se estreou oficialmente pelos dragões, tendo sido emprestado ao Nottingham Forest e ao Young Boys e, já em 2020, saiu em definitivo.
Já a seleção da Gâmbia integra o Grupo C, com Senegal, Camarões e Guiné-Conacri. A estreia é na próxima segunda-feira, precisamente diante dos vizinhos senegaleses.
Em causa um vídeo que circula na Internet onde o guarda-redes Patrick Matasi é apanhado a discutir com um homem
Angola estreia-se a 22 de dezembro, diante da África do Sul
Treinador estava como interino e mereceu confiança da federação
Extremo do Leicester lesionou-se no duelo com Angola
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua