O encontro que na última madrugada colocou frente a frente o Uruguai e a Colômbia na Copa América, em Charlotte, nos Estados Unidos, ficou marcado pelo apuramento dos 'cafeteros' para a final da competição e por uma monumental cena de pancadaria de alguns jogadores uruguaios com adeptos colombianos.
O clima de tensão começou ainda no relvado, depois do apito final. Os jogadores colombianos que estavam no banco invadiram o campo para celebrar e rapidamente aconteceram os empurrões e a troca de insultos entre as duas equipas.
Depois, segundo o defesa José Giménez, os jogadores uruguaios viram que os seus familiares que estavam na bancada estavam a ser provocados por adeptos e correram para os ajudar. Darwin foi um deles, o ex-Benfica trocou socos com alguns adeptos, tendo inclusivamente pegado numa cadeira de ferro para arremessar contra os colombianos, acabando por ser impedido pela polícia.
A mãe de Ugarte desmaiou no meio da confusão e foi, depois, assistida pela equipa médica da seleção do Uruguai. Alguns jogadores, como Mina Bonino e Fede Valverde, procuraram desesperadamente os familiares no meio da bancada e também houve adeptos do Uruguai feridos.
Luis Suárez criticou a atitude dos jogadores da Colômbia depois do apito final. "Há sempre brigas, risos, palavras, tanto faz. Mas o que mais incomoda é a forma de comemorar, não faz sentido faltas de respeito. Eliminámos o Brasil e ninguém 'passou' por nenhum jogador brasileiro. Pelo contrário, fomos cumprimentá-los, somos colegas de campo, conhecemos o sofrimento vivido numa derrota", disse Suárez.
Conmebol condena
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) "condenou energicamente qualquer ato de violência que afete o futebol". Sem se referir diretamente ao sucedido na meia-final, o organismo acrescenta que "não há lugar para a intolerância dentro e fora do campo."
Em causa os incidentes na meia-final da Copa América no ano passado
Confusão no final do encontro com a Colômbia, para a meia-final da Copa América, culminou na suspensão dos jogadores
Em causa incidentes no jogo frente à Colômbia
Internacional francês condena cânticos entoados nas celebrações da vitória na Copa América
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês