Guarda-redes Emiliano Martínez foi o herói
O guarda-redes Emiliano 'Dibu' Martínez voltou a ser na quinta-feira o herói da Argentina, que só superou um bravo Equador nos penáltis (4-2), depois de 1-1 nos 90 minutos, qualificando-se para as meias-finais da Copa América.
Numa prova que, nesta fase, não contempla prolongamento, os equatorianos forçaram a 'lotaria' com um golo do suplente Kevin Rodríguez, já aos 90+1 minutos, numa fase em que os argentinos tentavam gerir o 'magro' golo de Lisandro Martínez, aos 35.
O conjunto comandado pelo espanhol Féliz Sánchez já tinha ameaçado antes, num penálti que Enner Valencia desperdiçou, atirando ao poste, aos 62 minutos, sendo que, já depois do 1-1, Jordy Caicedo teve enorme ocasião para qualificar o Equador.
Mas, o 1-1 persistiu, e, no desempate, 'Dibu' apareceu, como já tinha feito na última Copa América (nas 'meias', com a Colômbia) e no Mundial'2022 (nos 'quartos', com a Holanda, e na final, com a França), desta vez também em socorro de Messi, que abriu a série com um 'panenka' à barra.
O guarda-redes do Aston Villa parou os remates de Mena e Minda, enquanto, entre os argentinos, mais nenhum falhou: faturaram Julián Álvarez, MacAllister, Montiel, entrado aos 90+5 minutos, e o 'capitão' benfiquista Otamendi, que selou o 4-2 final.
A Argentina apresentou apenas uma alteração em relação ao segundo jogo (1-0 ao Chile), o que valeu o apuramento, com Lautaro a substituir Álvarez, mantendo-se Messi no onze e Otamendi (entrou aos 78') e Di María no banco, enquanto, no Equador, e face ao 0-0 com o México, Gruezo substituiu Kevin Rodríguez.
Num mau relvado, os equatorianos entraram melhor e criaram várias ocasiões para marcar, mas Moisés Caicedo, isolado, perdeu tempo, aos seis minutos, 'Dibu' fez uma 'enorme' defesa perante o isolado Sarmiento, aos 15, com Paéz na jogada a atirar para as 'nuvens', e Preciado, aos 16, também atirou por cima.
A Argentina demorou 20 minutos a entrar no jogo e o primeiro a dar um sinal de vida foi Messi, com um grande passe para Nico González, que não teve a melhor sequência, aos 22, seguindo-se um cabeceamento ao lado de Enzo, aos 27, após centro de Molina.
Aos 34 minutos, Messi isolou Enzo, que perdeu tempo, mas ainda rematou e ganhou um canto, do qual nasceu o golo dos campeões mundiais, com o capitão a marcar na direita, MacAllister a desviar de cabeça ao primeiro poste e Lisandro Martínez a faturar, aos 35, também de cabeça, à vontade, ao segundo.
Na parte final da primeira parte, Enzo perdeu uma grande ocasião para o 2-0, aos 41 minutos, depois de mais uma recuperação alta dos albicelestes, enquanto o equatoriano Enner Valencia, já amarelado, arriscou a segunda expulsão na prova.
Após o intervalo, e apesar de um remate de Lautaro, aos 55 minutos, a Argentina reentrou expectante e, aos 60, num canto, o árbitro marcou penálti, por mão de De Paul, que a tinha junto ao corpo, só que, aos 62, Enner Valencia atirou ao poste direito.
A Argentina sentiu o perigo e foi em busca do segundo golo, mas só criou relativo perigo num remate de Messi, de pé direito, que saiu à figura de Alexander Domínguez, aos 67 minutos.
Na parte final, o espanhol Félix Sánchez apostou tudo no ataque e dois dos jogadores que entraram construíram o golo do empate, já aos 90+1 minutos: Yeboah centrou da direta e Kevin Rodríguez desviou de cabeça fora do alcance de Emiliano Martínez.
Depois do VAR certificar o golo, o Equador ainda acreditou que era possível ganhar antes dos penáltis e teve uma grande oportunidade, com Yeboah a centrar da esquerda e Jordy Caicedo a surgir solto à entrada da pequena área e a cabecear ao lado.
Os equatorianos, que procuravam igualar a presença nas meias-finais de 1993, não conseguiram o segundo golo e, nos penáltis, esbarraram no insuperável Emiliano Martínez.
Em causa os incidentes na meia-final da Copa América no ano passado
Confusão no final do encontro com a Colômbia, para a meia-final da Copa América, culminou na suspensão dos jogadores
Em causa incidentes no jogo frente à Colômbia
Internacional francês condena cânticos entoados nas celebrações da vitória na Copa América
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram
Dirigente detalha como francês fugiu quando tinha tudo preparado