Os cafeteros venceram por 5-0
A classe de James Rodríguez conduziu no sábado a Colômbia à goleada sobre o Panamá (5-0) e ao apuramento para as meias-finais da Copa América, num embate disputado em Glendale, no Arizona.
Os cafeteros encaminharam o apuramento em escassos 15 minutos, ao concretizarem dois golos, o primeiro aos oito, por Jhon Córdoba, depois de um canto apontado por James, que marcaria o segundo, a fechar o primeiro quarto de hora, de penálti.
Num jogo sem história, a Colômbia sentenciou o embate ainda na primeira parte, aos 41 minutos, quando James marcou rápido um livre ainda no seu meio-campo, isolando Luis Díaz, que fez um chapéu certeiro ao guarda-redes Orlando Mosquera.
Na segunda parte, os colombianos reduziram o ritmo, já a pensar na meia-final de quarta-feira, com Brasil ou Uruguai, em busca de repetir o título único conquistado em 2001, em casa, mas ainda marcaram mais dois golos, por Richard Rios, aos 70 minutos, e Miguel Borja, aos 90+4, de grande penalidade.
Desta forma, somarem o 27.º jogo consecutivo sem perder (21 vitórias e seis empates), após a derrota com a Argentina, por 1-0, em 01 de fevereiro de 2022, na qualificação falhada para o Mundial2022.
Os colombianos, amplamente favoritos, entraram determinados em resolver o jogo o mais rapidamente possível e adiantaram-se logo aos oito minutos, com Jhon Córdoba a dar sequência de cabeça, junto à relva, a um canto marcado na direita por James.
A vantagem no marcador deu ainda mais confiança aos cafeteros, que conquistaram um penálti aos 12 minutos, quando Luis Díaz lançou Jhon Arias, que foi derrubado na área pelo guarda-redes Mosquera. James concretizou o penálti, aos 15.
O Panamá poderia ter reentrado na luta pelas meias-finais, ou pelo menos voltar a sonhar com isso, aos 18 minutos, mas o cabeceamento de Roderick Miller embateu no poste esquerdo, com o guarda-redes Vargas a aliviar depois a bola em cima da linha.
Este foi, porém, um lance praticamente isolado na primeira parte, que não acabou sem o terceiro tento cafetero: na marcação rápida de um livre, James isolou Luis Díaz, que, vendo o guarda-redes contrário adiantado, fez um 'chapéu' perfeito.
Com tudo definido, a Colômbia começou a poupar jogadores, sendo que, entre as saídas de Luis Díaz e Arias, aos 65 minutos, e de Muñoz e James, aos 72, chegou ao quarto golo, num tiro de fora da área de Richard Rios, aos 70.
O Panamá ainda tentou o golo de honra, nomeadamente por Welch, jogador do Académico de Viseu, que voltou a ser titular, mas, aos 90+2, José Córdoba fez uma falta na área sobre Santiago Arias e, aos 90+4, foi Miguel Borja a apontar o quinto colombiano, de grande penalidade. O jogo terminou de imediato.
Em causa os incidentes na meia-final da Copa América no ano passado
Confusão no final do encontro com a Colômbia, para a meia-final da Copa América, culminou na suspensão dos jogadores
Em causa incidentes no jogo frente à Colômbia
Internacional francês condena cânticos entoados nas celebrações da vitória na Copa América
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram
Luca Zidane vai representar país dos avós