Organização do torneio, que terminou ontem com uma vitória da Argentina, repudia comportamentos de "indivíduos mal-intencionados"
Um dia após a final da Copa América entre Argentina e Colômbia, que terminou com um triunfo argentino por 1-0 no prolongamento, a CONMEBOL publicou um comunicado oficial no seu site oficial felicitando as duas seleções pelo espetáculo dado no relvado do Hard Rock Stadium, em Miami (Flórida), e não deixou passar em branco as cenas lamentáveis protagonizadas por "indivíduos mal-intencionados" que acabaram por 'manchar' o evento e por originar no atraso do início da partida da última madrugada.
Leia o comunicado na íntegra:
Relacionadas
"Parabéns aos finalistas da CONMEBOL Copa América 2024, Argentina e Colômbia, pela final de ontem.
Ontem chegou ao fim o torneio mais exigente da história, organizado pela CONMEBOL em conjunto com a Concacaf, que atingiu números recorde em termos de recintos, assistência, público e pessoal organizador, com mais de 42.000 colaboradores.
Como é sabido, na final disputada em Miami, os adeptos sem bilhete dirigiram-se para as imediações do estádio, o que atrasou o acesso normal dos que tinham bilhete, retardou a entrada e levou ao encerramento dos portões.
Nesta situação, a CONMEBOL ficou sujeita às decisões tomadas pelas autoridades do Hard Rock Stadium, de acordo com as responsabilidades contratuais estabelecidas para a operação de segurança.
Para além das disposições previstas no contrato, a CONMEBOL recomendou a estas autoridades os procedimentos comprovados para eventos desta magnitude, que NÃO foram tidos em conta.
Lamentamos que atos de violência cometidos por indivíduos mal-intencionados tenham ensombrado uma final que se destinava a ser uma grande festa do desporto", pode ler-se.
Em causa os incidentes na meia-final da Copa América no ano passado
Confusão no final do encontro com a Colômbia, para a meia-final da Copa América, culminou na suspensão dos jogadores
Em causa incidentes no jogo frente à Colômbia
Internacional francês condena cânticos entoados nas celebrações da vitória na Copa América
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua