A vitória da Selecção Nacional de sub-20 no XXXI Torneio Internacional de Toulon acabou por ser a confirmação de que esta geração, à semelhança de outras do futebol português, também promete. Depois de se terem sagrado campeões da Europa de sub-16, esta "fornada" mostrou em terras gaulesas que conta com jogadores que em breve irão singrar no futebol português, para além daqueles como Danny, Custódio e Ronaldo, entre outros, que já contam com experiência de SuperLiga. E, claro, de Hugo Viana e Ricardo Quaresma, atletas que pertencem a esta geração, mas que já chegaram à Selecção A.
Em Toulon, Portugal passeou classe, mas também mostrou capacidade de sofrimento. Nem sempre tudo correu como o esperado, mas o início não podia ser melhor. A vitória no primeiro jogo frente à Inglaterra por 3-0 deu a confiança necessária para encarar com optimismo o resto da competição. No entanto, o momento mais importante acabou mesmo por ser a vitória também por 3-0 frente à Argentina, apontada por muitos como a grande candidata à vitória final. A derrota imposta aos sul-americanos acabou por ter efeitos nefastos. Talvez por excesso de confiança, aconteceu aquilo que ninguém previa frente ao Japão: a derrota. Portugal voltou a ter que fazer contas e sob pressão venceu a Turquia e assegurou a presença na final. No jogo decisivo, voltou a sofrer, mas venceu de forma categórica uma prova em que foi de forma inequívoca a melhor equipa.
A revelação-Meireles
O "tri" conquistado em Toulon teve ainda o condão de lançar para a ribalta o nome de alguns jogadores que prometem ser verdadeiras revelações a curto prazo. Bruno Vale foi o melhor guarda-redes da prova e mostrou o porquê de José Mourinho o ter chamado para terceiro guarda-redes do plantel portista. A escola portista de guardiões continua a dar bons frutos. A defesa foi o melhor sector da equipa, como prova o facto de a equipa ter sofrido apenas dois golos. Miguel Garcia comprovou as boas indicações que todos tinham, os portistas Pedro Ribeiro e Vítor Rodrigues evidenciaram enorme segurança, mas a grande surpresa acabou por ser José Castro, um central que promete bastante e que não deverá manter-se muito tempo na Académica.
No meio-campo esteve a grande revelação da prova: Raul Meireles. O médio do Boavista emprestado ao Desportivo das Aves foi o segundo melhor jogador da prova e revelou atributos dignos de realce. A estes nomes juntam-se outras agradáveis surpresas como Faria, para além dos já "consagrados" Custódio, Danny, Ronaldo, Lourenço, Hugo Almeida e João Paiva.
Extremo está a dar nas vistas no Mundial-20, no Chile, admitindo estar feliz e confiante para a final com Marrocos
Estados Unidos, Canadá e México a serem os principais compradores
Guarda-redes do Chaves considera que feito histórico pode representar uma oportunidade inédita para o desenvolvimento do país
Terceiro na hierarquia, Abdelhakim Mesbahi foi herói
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida