Portugal-Turquia (sub-21), 1-2: Manifesta inoperância das estrelas cadentes

Mesmo com cinco internacionais A, os sub-21 portugueses nunca foram uma equipa. Agora só podem sonhar com a possibilidade de apuramento pela via do segundo lugar

Frustração! Portugal perdeu com a Turquia e ficou sem qualquer possibilidade de atingir o primeiro lugar do grupo, ficando agora a lutar com a Inglaterra pelo segundo posto. E mesmo assim tem de ser um dos seis melhores para seguir em frente no Europeu de sub-21.

Triste sina a das contas difíceis, mas a leitura do jogo de ontem é muito fácil. Tratou-se de uma manifesta demonstração de inoperância de uma equipa que tinha muitas estrelas, espera-se que cadentes só neste jogo, a bem do futuro do nosso futebol. Mesmo com cinco internacionais A (Hugo Viana, Quaresma, Ronaldo, Tiago e Hélder Postiga), a equipa de José Romão acusou uma irritante lentidão e os problemas do costume.

Foram quatro as oportunidades desperdiçadas antes de a Turquia fazer o primeiro golo, numa grande jogada que foi a primeira aproximação à baliza de Moreira. Com muitos truques e malabarismos nas alas (dos "mestres" Quaresma e Ronaldo) e quase sem meio-campo, só faltava uma defesa sem rins para agarrar os rápidos turcos, esses uma equipa na verdadeira acepção da palavra.

A "matar" os lances quando era urgente, como Quaresma não fez quando seguiu Hamit e permitiu o passe decisivo que daria o golo inaugural. Portugal foi sempre um grupo de jogadores conhecidos, mas não chegou a ser um colectivo unido. A Turquia mostrou mestria no contra-ataque e astúcia na área.

Do outro lado, Postiga quase não existiu, tal como Ronaldo (um remate inofensivo que ainda foi à barra pela parca intervenção de Recep) e Tiago. Quaresma ainda fez cruzamentos e Hugo Viana lutou muito, com dois remates perigosos. Entre os nomes sonantes que jogam por essa Europa fora, sobressaiu o operário Bosingwa.

O incansável público de Viseu não merecia tamanha desilusão, mas o jogo foi mostrando a clara diferença de atitude. Uns turcos a fazer faltas e uns portugueses macios e a falhar golos. Lourenço ainda confirmou em cima da linha o que era o empate, num golo trapalhão como a exibição portuguesa, mas o avançado do Sporting teve depois duas oportunidades de remate transformadas em autênticos passes para as mãos do guarda-redes Recep.

Correu tudo mal a Portugal, mas Mário Sérgio ainda salvou um golo em cima da linha e Moreira foi obrigado a duas defesas de relevo. Ou seja, o triunfo dos turcos esteve sempre em cima da mesa e percebe-se a sua euforia no final. Tomara! Garantiram o primeiro lugar e do outro lado estavam jogadores do Barcelona, Manchester United, Newcastle, Tottenham, FC Porto, Benfica e Sporting...

Turquia já apurada... Lusos lutam por fora

Com a vitória de ontem, a Turquia festejou o apuramento para o "playoff' de acesso ao Europeu, por força do 1º lugar no grupo. A Portugal resta o segundo, em disputa directa com a Inglaterra, que tem menos um ponto, mas é anfitriã do próximo jogo da Selecção.

Olheiros espanhois e ingleses atentos

Olheiros de seis clubes estrangeiros marcaram presença no Estádio do Fontelo, com os espanhóis (Barcelona, Celta de Vigo e Real Sociedad) em maioria. De Inglaterra estavam responsáveis dos sub-21, o Southampton e o Arsenal.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Competições de Seleções Notícias
Notícias Mais Vistas