Pauleta mostra-se muito feliz com o trajeto da equipa de sub-21 no Europeu do escalão e acredita que a equipa nacional vai dar uma boa resposta na final de hoje, contra a Alemanha. O diretor da Federação Portuguesa de Futebol destaca a qualidade dos jogadores e o trabalho que tem sido desenvolvido na formação.
"Eles estão bem, fizemos o passeio que fazemos antes dos jogos. Hoje é um dia muito importante para nós e para eles porque é uma final, é uma oportunidade de ganhar um título. Acreditamos muito neste grupo, sabendo que vamos defrontar uma seleção de grande categoria, fisicamente muito forte, de qualidade, as diferenças vão ser enormes, mas a qualidade e a confiança que temos nos nossos jogadores faz-nos acreditar que tudo é possível. Estamos numa final e queremos muito ganhar, explicou Pauleta, numa conversa com os jornalistas na Eslovénia.
O antigo avançado não explicou se vai falar com os jogadores. "O mais importante é a mensagem que o selecionador lhes passa. Vamos dando sempre uma mensagem de incentivo e de tranquilidade. Dizer-lhes que o trajeto deles foi excelente nos últimos dois anos, desde que estão a representar as seleções nacionais. Mas são jogadores com uma maturidade muito grande, sabem o que vão encontrar hoje. Muitos deles já jogaram finais, apesar de hoje ser diferente, hoje é uma final de homens, de futebol sénior. Há muita confiança e eles mereciam muito ganhar este título."
Pauleta reconheceu que os jogadores sentem a responsabilidade. "É importante que sintam, isto é algo que nunca foi conseguido por Portugal, mas acredito que, como aconteceu na Seleção A, um dia vai acontecer nos sub-21. Cada ano que passa estamos mais perto e mais fortes, um dia vai acontecer e esperamos que seja já hoje. Esta Seleção tem um trajeto impressionante. É sempre bom lembrar as dificuldades que temos à nossa frente, mas sem esquecer a qualidade deles."
E o que sentem os jogadores neste momento? "Existe nervoso miudinho, começam a receber mensagens de incentivo, o dia leva mais tempo a passar... Mas a partir do momento em que entrarem no balneário isso passa, uns podem acusar mais a pressão do que outros, é normal, acontece a toda a gente. Vamos esperar com tranquilidade."
Depois, elogiou o trabalho do selecionador Rui Jorge. "O Rui e a sua equipa técnica têm feito um trabalho fantástico, independentemente de conseguirmos ganhar um título ou não. Os jogadores que têm passado por eles aqui, a forma de trabalhar tem sido uma grande valia para a FPF. Queremos preparar os jogadores o melhor possível para chegarem à Seleção A o mais depressa possível. O trabalho dele é de grande mérito, como todos os outros treinadores que trabalham na formação. O trabalho que a FPF tem desenvolvido tem sido excelente, temos sabido encontrar as pessoas certas para os lugares certos, dando continuidade ao trabalho que os clubes têm feito."
E prosseguiu: "Temos uma Seleção A muito jovem, todos os anos têm saído jogadores jovens para a Seleção A, temos agora os exemplos do Pote e do Nuno Mendes, este último ainda sub-19. Ficamos satisfeitos, queremos que cada vez apareçam mais jogadores. E espero que logo à noite todo o país fique feliz."
Seleção conseguiu criar mas não foi eficaz e cedeu os primeiros pontos na era Luís Freire
Defesa foi peça-chave na vitória de La Rojita
Em Hradec Kralove esperam-se temperaturas negativas
Avançado que tem estado em bom plano no Lyon confiante numa bpoa exibição da seleção de sub-21 frente à República Checa
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
França bateu a Suécia no jogo de atribuição do terceiro lugar