Espanha-Portugal, 0-1

Autogolo de Cuenca deu triunfo luso em Maribor. Segue-se a vencedora do duelo entre Holanda e Alemanha

Portugal está na final do Europeu de sub-21, seis anos depois, após derrotar a Espanha pela margem mínima (1-0). Um autogolo de Cuenca aos 80 minutos garante o triunfo português, num lance em que Fábio Vieira queria assistir Tiago Tomás, mas foi o espanhol quem tocou no esférico antes deste entrar na baliza defendida por Álvaro Fernandez.

Depois de uma primeira parte dividida, com uma oportunidade clara para cada lado, foram os espanhóis que entraram melhor no segundo tempo e estiveram por cima do jogo até pouco depois da hora de jogo. Os lances de perigo junto da baliza de Diogo Costa foram-se sucedendo, mas a bola acabou mesmo por entrar na baliza defendida por Álvaro Fernandez, num rápido contra-ataque dos portugueses, que se soltaram das amarras nos últimos minutos do encontro e até podiam ter ampliado a vantagem. O resultado já não voltou a sofrer alterações e Portugal apura-se para o jogo decisivo.

Portugal fica agora à espera do adversário, que vai surgir do encontro entre Holanda e Alemanha, que se disputa esta quinta-feira às 20 horas.

Ao Minuto

03.06.2021

Fechamos por aqui o acompanhamento do jogo e de todas as reações ao triunfo português sobre a Espanha. Voltaremos no domingo para acompanhar o jogo mais esperado, onde Portugal tentará o título europeu de Sub-21. Fique por aí!

03.06.2021
Rui Jorge: «A versatilidade também se vê nestes jogos em que tivemos de jogar contra o expoente máximo da posse de bola»

"A versatilidade também se vê nestes jogos em que tivemos de jogar contra o expoente máximo da posse de bola, a Espanha, e conseguimos suster esse estilo de jogo e qualidade de jogo, apesar de não termos feito durante grande parte o jogo aquilo que gostamos de fazer. Mas é a superioridade do adversário e quando assim é não há problema em reconhecer. Tivemos de jogar doutra forma, tentámos batê-los neste estilo de jogo, não conseguimos e tivemos de recorrer a outro e acabámos por ser felizes."

O que tem de fazer diferente para conseguir fazer melhor do que em 2015?

"Não gosto de comparar gerações. Este foi a 12.ª vitória consecutiva da Seleção de Sub-21. Nunca tinha acontecido em 2015. Nessa altura fizemos 11 jogos consecutivos a ganhar. As pessoas devem ter consciência da dificuldade que foi, [neste percurso dos 12 jogos] vencemos equipas como Inglaterra, Espanha e Itália. O trajeto desta equipa é excelente. Até os jogadores que têm jogado menos estão a cumprir nos momentos, em que são chamados a provar alguma coisa."

03.06.2021
Rui Jorge: «É injusto para eles não atingirem a final e muito justo para nós por aquilo que fizemos»

"A sensação é ótima obviamente. Já o disse várias vezes, estar nesta final é extremamente difícil de conseguir. Foi um jogo em que a Espanha foi superior a nós na qualidade do seu jogo no domínio territorial que acabou por ter. Não conseguimos, neste duelo com equipas que jogam bem e têm bom controlo de bola, superiorizar-nos a eles e tivemos que defender mais baixo do que gostariamos, que é, ainda assim, onde nos sentimos confortáveis.

"Claro que a partir do momento em que eles tomaram conta da bola, poderíamos e tívemos situações de ataques rápidos que lhes poderiam causar perigo. Acabamos por fazer golo com alguma sorte, mas é injusto para eles não atingirem a final e considero muito justo para nós por aquilo que os jogadores fizeram, apesar de achar que, em termos de jogo, foram melhores que nós. 

 

03.06.2021
Vitinha: «Vou fazer gelo... como todos!»

Segunda meia-final (entre Alemanha e Holanda)

"Vamos assistir se pudermos, mas não temos qualquer preferência pelo adversário"

Recuperação

"Tenho de estar sempre preparado. Vou fazer gelo... como todos! Foi um jogo muito desgastante, temos de recuperar bem até à final. Mas vou estar ao meu máximo na final, porque além de ser um jogo em que estamos com tudo, é uma final"

Melhor momento na Seleção?

"Claro que sim! Foi uma caminhada longa, de dois anos, muitos jogos, viagens, treinos, muito tempo junto. Ter este prémio é incrível, mas nada está feito"

03.06.2021
Vitinha: «Tivemos de dominar o jogo sem bola»

"É muito difícil quando estamos habituados a ter bola. Tivemos de dominar o jogo sem bola. Nem todos os jogos podemos dominar com bola e aqueles minutos onde sofremos mais, felizmente não encaixámos golos, fruto do trabalho da equipa. É muito importante ter essa capacidade física e mental para os ferir no contra-ataque. Como conseguimos fazer"

"A Espanha teve mais bola, mas não esteve melhor. Nós controlámos o jogo sem bola. Fizemos grande trabalho defensivo. Claro que esperávamos muitas dificuldades, já têm essa fama por terem grandes jogadores. Grande jogo com grandes equipas, sabíamos que seria difícil, mas eles também sabiam disso"

"Tivemos um pouco de felicidade no golo, mas a bola podia ter entrado se fosse para o TT. Mas o que interessa foi ter entrado e estarmos na final. Vamos analisar o jogo hoje e amanhã, para depois pensarmos na final, que será o jogo mais importante"

03.06.2021
Vitinha: «Mal posso esperar pela final»

"Nesta altura não vou falar de mim, quero realçar a união do grupo, que acreditou até ao fim, mesmo não tendo tanta bola como estamos habituados"

"Nunca ganhei nada, a nível europeu só a Youth League, mas isto é outra dimensão. Mal posso esperar pela final. Temos de descansar, recuperar, porque será um jogo muito duro. Acho que mais uma vez estivemos muito bem defensivamente. O espírito da equipa foi incrível. Só por isso é que estamos na final"

03.06.2021
Vítor Ferreira: «Há poucas palavras que descrevem este sentimento»

"É um grande momento e é um orgulho imenso para mim e para todos podermos estar na final. Estamos muito felizes, há poucas palavras que descrevem este sentimento. Foi uma caminhada longa para chegarmos aqui e conseguir estar na final é incrível. Agora vamos descansar.

O nosso registo é impressionante e queremos acabar o Europeu com mais uma vitória. Seria a cereja no topo do bolo e uma grande forma de acabar a época.

Agora esperamos qualquer adversário, só queremos ganhar a final.

Já agradecemos aos adeptos mas volto a agradecer pelo apoio incansável. Venham à final porque sentimos muito a presença deles em campo."

03.06.2021
Diogo Costa: «Será contra quem tiver de ser...»

"A motivação para jogar a final é muito grande. É nisso que estamos focados, acima de tudo. Agora vamos treinar para ajustar o que foi mal feito e dar continuidade ao que fizemos de bem.

Creio que o facto de no outro jogo termos ido a prolongamento prejudicou-nos. A equipa esteve mais cansada, mas quando trabalhamos com paixão pelo que fazemos a sorte aparece e é bem merecida.

Aqui somos Portugal, não há clubes, e é nisso que estamos focados.

[A final] Será contra quem tiver de ser e vamos jogar com muita garra."

03.06.2021
Fábio Vieira: «Não sei se o golo é meu ou autogolo, mas o que interessa é a vitória»

"Não sei se o golo é meu ou se foi autogolo, mas o que interessa é a vitória. Estamos muito felizes por estar na final e é isso que mais importa. Temos uma equipa muito unida, é uma das maiores forças que temos. Sabíamos desde o início que a Espanha ia obrigar-nos a estar num bloco mais baixo, fruto da qualidade dos jogadores que tem. Foi um jogo muito bem disputado, conseguimos marcar e vamos felizes para a final. Temos de desfrutar, falta a outra meia-final, que vamos estar a ver já com a final garantida. Seja qual for o adversário, vamos confiantes e com convicção para ganhar."

03.06.2021
Assim foi a festa portuguesa no final do jogo
A carregar o vídeo ...
Assim foi a festa portuguesa após o apuramento para a final do Europeu de Sub-21
03.06.2021
Rui Jorge: «É a 12ª vitória consecutiva, algo difícil de fazer»

"É uma alegria tremenda estar entre as duas melhores da Europa. É um sentimento extraordinário, algo merecido por todo o trajeto que os jogadores têm feito. É a 12ª vitória consecutiva, algo difícil de fazer. Tivemos qualidade, alguma sorte também. A Espanha fez um jogo muito bom mas a sorte bafejou-nos e estamos na final. Foi injusto para a Espanha mas justo para Portugal. Tínhamos de nos aguentar no momento de maior pressão, alterámos para 4x3x3 e as coisas serenaram. É evidente que estou emocionado. É uma final. Mesmo que tivéssemos caído aqui já era um orgulho termos aqui chegado. Todos sabem a dificuldade que é chegar a este nível."

03.06.2021
Acabou o jogo!

Portugal está na final do Europeu de Sub-21! Seis anos depois, a equipa das Quinas vai voltar a discutir o troféu do Campeonato da Europa da categoria, após derrotar a Espanha pela margem mínima (1-0). Um autogolo de Cuenca aos 80 minutos garante o triunfo português, num lance em que Fábio Vieira queria assistir Tiago Tomás, mas foi o espanhol quem tocou no esférico antes deste entrar na baliza defendida por Álvaro Fernandez.

Depois de uma primeira parte dividida, com uma oportunidade clara para cada lado, foram os espanhóis que entraram melhor no segundo tempo e estiveram por cima do jogo até pouco depois da hora de jogo. Os lances de perigo junto da baliza de Diogo Costa foram-se sucedendo, mas a bola acabou mesmo por entrar na baliza defendida por Álvaro Fernandez, num rápido contra-ataque dos portugueses, que se soltaram das amarras nos últimos minutos do encontro e até podiam ter ampliado a vantagem. O resultado já não voltou a sofrer alterações e Portugal apura-se para o jogo decisivo.

Portugal fica agora à espera do adversário, que vai surgir do encontro entre Holanda e Alemanha, que se disputa esta quinta-feira às 20 horas.

03.06.2021

90'+4 - Canto para a Espanha, a bola sobra para Cucurella à entrada da área, que remata rasteiro e ao lado da baliza de Diogo Costa. 

03.06.2021

90'+3 - Vitinha tenta isolar TT na frente de Fernandez, mas o espanhol sai rápido da baliza e agarra a bola. 

03.06.2021
Seis minutos de compensação...

Seis minutos... é o tempo que separa Portugal de assegurar a final do Europeu sub-21.

03.06.2021
Rui Jorge mete o travão...

89' - Rui Jorge tira Fábio Vieira da partida e lança Pedro Pereira. É provavél que Portugal defenda agora com cinco jogadores.

03.06.2021

84' - Canto do lado esquerdo do ataque espanhol, Sancet remata de primeira, após uma sobra e Diogo Costa encaixa. 

03.06.2021
Abel Ruiz chamado a jogo pelo selecionador espanhol

82' - Sai Gonçalo Villar e entra Abel Ruiz, avançado do Sp. Braga.

03.06.2021
Golo de Portugal (0-1)

80' - Grande passe de Vitinha para Fábio Vieira descaído para a direita, o português entra na área e tenta o passe para Tiago Tomás, com Cuenca a desviar o esférico para a própria baliza, fazendo um chapéu ao guarda-redes.

03.06.2021

78' - Ataque rápido de Portugal, a atacar as costas da defesa espanhola. Grande passe de Fábio Vieira a isolar Jota pelo lado esquerdo, mas o português atrapalha-se já dentro da área e perde a bola para um adversário. Está a crescer no jogo Portugal. 

03.06.2021
Nova substituição na seleção espanhola

75' - Luís de la Fuente faz entrar Oihan Sancet e tira Manu Garcia do jogo. 

03.06.2021

74' - Boa iniciativa portuguesa, a sair bem da pressão colocada pelos jogadores espanhóis, numa jogada que termina com um cruzamento de Jota cortado por um adversário pela linha de fundo. Na sequência do canto, o mesmo Jota tenta colocar o esférico na área, mas sai muito largo o cruzamento e o perigo acaba por passar. Ainda assim destaque para o bom momento português.

03.06.2021
Responde o selecionador espanhol

65' - Luís de la Fuente faz sair Ibrahim Diaz e coloca na partida Pino. 

03.06.2021
Rui Jorge promove uma substituição tripla

Certamente descontente com a exibição dos seus jogadores, Rui Jorge faz três mudanças de uma vez: saem Daniel Bragança, Rafael Leão e Dany Mota e entram Romário Baró, Tiago Tomás e Jota.



SUBSTITUIÇÕES

?? Daniel Bragança
?? Rafael Leão
?? Dany Mota

?? Romário Baró
?? Tiago Tomás
?? Jota#ESPPOR | 0-0 | #VamosComTudo #U21EURO

— Portugal (@selecaoportugal) June 3, 2021

03.06.2021
Espanha continua a criar muito perigo...

62' - Portugal continua com dificuldades para parar a Espanha. Desta vez foi Manu Garciam que progride em velocidade, e atira muito perto do poste direito da baliza de Diogo Costa. Espanhóis muito perto do golo de novo. 

03.06.2021

60' - Grande corte de Diogo Leite, que impede o remate de Diaz. O espanhol recebe a bola perto da área portuguesa, passa por Diogo Queirós e depois aparece Leite, em carrinho, a tirar o esférico dali. A equipa espanhola fica a pedir penálti, mas o árbitro não acede ao pedido.

03.06.2021
Amarelo para Ibrahim Diaz!

57' - O espanhol puxou a camisola a Leão e impediu a progressão do português. Segundo amarelo no jogo e o primeiro para um jogador da seleção espanhola. 

03.06.2021
Rui Jorge muda uma peça no meio-campo

50' - Rui Jorge mexe na equipa no início deste segundo tempo. Sai Gedson, que tem estado algo apagado, entra para o seu lugar Florentino.

03.06.2021

50' - Quarta oportunidade da Espanha em cinco minutos do seguundo tempo. 

03.06.2021

Portugal entrou algo desconcentrado neste segundo tempo e a Espanha tem aproveitado para criar muito perigo junto à baliza defendida por Diogo Costa.

03.06.2021

48' - Agora é Manu Garcia a criar perigo. Remate a meia altura do espanhol leva a bola a embater nas malhas laterais da baliza da seleção portuguesa. 

03.06.2021
Cucurella atira ao poste!

46' - Cucurella sobe no terreno, recebe um passe e zona frontal e arma o remate com a bola a embater no poste da baliza de Diogo Costa. Entrou com tudo a seleção espanhola.

03.06.2021
Recomeça o encontro!
03.06.2021
Alteração na seleção espanhola ao intervalo!

De La Fuente mexe na equipa ao intervalo: sai Bryan Gil e entra Adrien Pedrosa. 

03.06.2021
Nulo mantém-se ao intervalo!

Caí o pano sobre a primeira parte deste duelo ibérico, que tem sido muito dividido. A Espanha começou por ter o controlo do jogo, mas foi Portugal quem criou primeiro perigo, num remate de Vitinha que saiu ao lado. Pouco depois o médio obrigou Álvaro Fernandez a uma grande intervenção (14'). Antes já a Espanha tinha criado calafrios à defesa lusa, num lance em Ibrahim Diaz apareceu entre os centrais e cabeceou com a bola a rasar a barra da baliza de Diogo Costa. Foi o lance de maior perigo dos comandados de De la Fuente, que têm incomodado muito pelo lado esquerdo.
Veremos se os golos continuarão sem aparecer no segundo tempo. Fique aí!

03.06.2021
1 minuto de compensação concedido pelo árbitro

A primeira parte está prestes a terminar. O nulo mantém-se no marcador.

03.06.2021

43' - Remate à meia-volta de Diogo Queirós, após um ressalto na sequência de um livre, mas o esférico sai por cima da baliza. 

03.06.2021

39' - Grande passe de Daniel Bragança, que tenta isolar Rafael Leão, mas sai bem o guarda-redes espanhol e agarra o esférico. Boa iniciativa de Portugal.

03.06.2021

36' - Livre frontal à baliza batido por Cucurella, com a bola a sobrevoar a barreira e a sair à figura de Diogo Costa.

03.06.2021

34' - Cruzamento atrasado de Cucurella, de novo pelo lado esquerdo do ataque espanhol, para mais um remate de Diaz, mas a bola bate nas pernas de um jogador português e passa o perigo. 

03.06.2021

31' - Dois passes errados de Gedson levam perigo à baliza portuguesa. O remate de Brahim Diaz é desviado por um defesa e dá canto para os espanóis.

03.06.2021
Cartão amarelo para Rafael Leão

31' - Rafael Leão cai dentro da área espanhol, em lance com Mingueza. O português fez uma finta e ia a passar pelo espanhol quando caiu. O árbitro entende que é simulação de Leão e mostra-lhe o amarelo. 

03.06.2021
Esteve à vista o golo de Portugal!

29' - Cheirou a golo português! Grande jogada coletiva de Portugal, Rafael Leão recebe a bola no lado esquerdo do ataque português, ultrapassa Mingueza e corre para a área antes de fazer o passe rasteiro, com Dany Mota a falhar o desvio à boca da baliza por muito pouco. Grande momento de Portugal.

03.06.2021
Mais uma vez o lado esquerdo...

25' - Mais um lance de perigo que surge pelo lado esquerdo do ataque espanhol. Bryan Gil ganha a linha de fundo e cruza atrasado para Diaz, que roda e remata rasteiro com a bola a embatar nas pernas de um jogador português e a sobrar para um segundo remate que tem o mesmo destino, até o esférico ser afastado para longe. Passou o perigo para Diogo Costa.

03.06.2021

21' - De novo Dany Mota a surgir mexido no ataque, o avançado aparece pela direita do ataque e deixa mais atrás em Fábio Vieira, que flete para dentro e procura o remate em arco, mas o esférico sai muito por cima. 

03.06.2021

15' - Na sequência do canto, a defesa espanhola tira a bola da área, onde aparece Dalot que remata por cima da baliza de Álvaro Fernandez. 

03.06.2021
Que oportunidade para Portugal!

14' - Dany Mota entra na área, mas perde tempo e espaço para o remate e prefere o cruzamento para a pequena área, onde a bola é cortada pela defesa. Vitinha apanha a sobra e remate forte, em zona frontal à baliza, para obrigar Fernandez a uma grande defesa. É canto para Portugal.

03.06.2021
Que perigo!

12' - Cruzamento da esqueda de Bryan Gil e, entre os centrais, Brahim Diaz cabeceia a rasar a barra da baliza de Portugal. 

03.06.2021
Vitinha atira ao lado

5' - Remate de Vitinha do 'meio da rua', num lance que nasce de uma recuperação de Abdu Conté junto ao meio-campo. A bola é chutada com força, mas passa bem ao lado da baliza espanhola. 

03.06.2021
Primeira ameaça da partida é da Espanha

2' - Cruzamento de Bryan Gil do lado esquerdo do ataque espanhol, com a defesa de Portugal a cortar para canto. Na sequência da bola parada, Diogo Costa agarra a bola no ar e passa o perigo para a baliza lusa.

03.06.2021
Arranca a partida!

Começa o jogo na Eslovénia. É Portugal quem dá o pontapé de saída. 

03.06.2021
É hora de ouvir os hinos

'A Portuguesa' é a primeira a ser entoada...

03.06.2021
Portugal em exercícios de aquecimento
UEFA
03.06.2021

03.06.2021
Portugueses apoiam a Seleção em Maribor
03.06.2021
Onze de Portugal

Onze de Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Queirós, Diogo Leite, Abdu Conté, Vitinha, Daniel Bragança, Gedson Fernandes, Fábio Vieira, Rafael Leão e Dany Mota.

No banco: Luís Maximiano (GR), João Virgínia (GR), Florentino, Tomás Tavares, Pedro Pereira, Tiago Djaló, Romário Baró, Filipe Soares, Gonçalo Ramos, Tiago Tomás, Jota e Francisco Conceição.

Treinador: Rui Jorge

03.06.2021
Onze da Espanha

Onze da Espanha: Fernández, Óscar Gil, Mingueza, Jorge Cuenca, Cucurella, M. García, Zubimendi, Villar, Brahim Díaz, Puado e Bryan Gil.

No banco: Martinez (GR), Iñaki Peña (GR), Pedrosa,  Fran Beltrán, Ruiz, Miranda, Alejandro Francés, Blanco, Niño, Pino e Sancet.

Treinador: Luis de la Fuente

03.06.2021
Árbitro

A partida será arbitrada pelo sueco Glenn Nyberg, que será auxiliado pelos compatriotas Mahbod Beigi e Andreas Söderqvist. O esloveno Rade Obrenovic será o quarto árbitro.

03.06.2021
Equipas prováveis
03.06.2021
Mexidas à vista no meio-campo e no ataque

Em relação ao onze com a Itália, Portugal deve apresentar, em Maribor, uma nova ‘roupagem’. Rui Jorge não o confirmou, mas levantou o véu a possíveis alterações no meio-campo, dado que Daniel Bragança "sofreu um ligeiro toque" nos quartos-de-final, mas ontem treinou sem limitações. Também pode haver mexidas no ataque, zona em que Tiago Tomás pode explorar a linha defensiva subida dos espanhóis.

03.06.2021
Rui Jorge: «Sabemos que somos sistematicamente dominantes na posse de bola»

"A Espanha tem uma seleção tremenda. Estão há muito tempo sem sofrer golos. Por outro lado, desde 2016 que nós marcamos sistematicamente. Vemos os nossos números e sabemos que somos sistematicamente dominantes na posse de bola, como eles o são. Alguém vai ter de levar a melhor", explicou o selecionador nacional, Rui Jorge.

03.06.2021
Desafio

Na sequência da luta titânica contra a Itália (5-3) nos ‘quartos’, Portugal alcançou a sua 11.ª vitória consecutiva em jogos oficiais e pode, agora, fazer o que ainda não foi feito. Para isso terá obrigatoriamente de marcar a uma seleção que nos quatro jogos que disputou no Euro só sofreu um golo, da Croácia, de penálti, e que em lances de bola corrida não vê a bola no fundo das suas redes desde 30 junho… de 2019, numa vitória por 2-1 contra a Alemanha, que deu o troféu europeu à atual campeã em título.

Por Record
69
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Europeu Sub 21

Notícias

Notícias Mais Vistas