Fim do jogo: Portugal-Holanda, 0-1
Acabou o sonho de Portugal, que caiu nos quartos de final do Europeu sub-21. Esperava-se um duelo equilibrado à partida, mas a turma das quinas até ficou com o favoritismo do seu lado face ao que foi acontecendo durante o encontro. Contudo, bastou um mero golpe da Holanda para atirar a Seleção ao tapete. No final, alguns jogadores ficaram com os rostos lavados em lágrimas, o que diz bem da desilusão que pairava entre toda a comitiva.
O conjunto de Rui Jorge entrou a dominar em todos os aspetos, pelo menos nos principais, concretamente na posse de bola e grandes oportunidades. Cheirava a golo de Portugal e essa sensação ficou ainda mais no ar quando Van Bommel foi expulso, aos 21 minutos. A Holanda, como é natural, passou por uma fase de desnorte e foi precisamente aí que apareceu o penálti para a Seleção... mas Quenda atirou ao poste na marca dos 11 metros.
Portugal foi dominando, acumulando várias aproximações perigosas. Rui Jorge mexeu no tabuleiro e tentou dar mais largura ao ataque, na tentativa de encontrar os espaços certos na muralha da laranja mecânica, que fruto do cansaço se foi fechando cada vez mais. Porém, num contra-ataque inesperado e com a Seleção algo desajustada, Poku ganhou as costas a Flávio Nazinho e desviou de Samuel Soares, atirando depois para a baliza deserta aos 84 minutos. Restava pouco tempo e até final houve mais coração do que cabeça, com a Seleção a não ter o discernimento necessário para encontrar o caminho do golo.