Dupla atingiu as 30 internacionalizações
Paulo Bernardo e Henrique Araújo igualaram este sábado o recorde de 30 internacionalizações de Manuel Fernandes pela seleção portuguesa de Sub-21, ao defrontarem a Polónia, no Grupo C do Europeu da categoria, em Trencin, na Eslováquia.
Titulares no jogo da segunda jornada, o médio e o avançado lograram uma marca fixada pelo antigo centrocampista em 2008, numa altura em que disputam a segunda fase final seguida, após a estreia em 2023, quando Portugal chegou aos 'quartos' e perdeu com a Inglaterra (1-0), campeã nesse ano, numa edição coorganizada por Geórgia e Roménia.
Paulo Bernardo e Henrique Araújo, que completaram 23 anos em janeiro e têm datas de nascimento separadas por cinco dias, foram suplentes utilizados em quatro jogos nessa edição - a nona das 10 disputadas pela equipa das Quinas -, sem terem marcado golos.
O médio foi titular pela primeira vez em fases finais na quarta-feira, no empate diante da França (0-0), para a ronda inaugural do Grupo C, em Trencin, tendo mesmo herdado a braçadeira de capitão do ponta de lança, que não saiu do banco de suplentes e foi então igualado no segundo lugar dos mais internacionais de sempre pelos sub-21 portugueses.
Formados no Benfica, Paulo Bernardo, que representa o tetracampeão escocês Celtic, e Henrique Araújo, emprestado pelos 'encarnados' ao Arouca em 2024/25, somam 10 e 11 golos no escalão e atingiram a 30.ª partida ao fim de 1.377 e 1.346 dias, respetivamente.
Mais tempo precisou Manuel Fernandes, que alcançou essa marca em 1.463 dias, entre setembro de 2004 e setembro de 2008, e marcou por sete vezes, uma delas na goleada sobre Israel (4-0), na última jornada do Grupo A do Europeu de 2007, nos Países Baixos.
O antigo médio, de 39 anos, participou também na edição de 2006, a única realizada em Portugal, e totalizou sete encontros ao todo em Campeonatos da Europa, os mesmos de Jorge Ribeiro, Raul Meireles, João Moutinho, Luís Lourenço, Nani e Silvestre Varela, que seguem atrás dos oito de Hugo Almeida - recordista de golos (16) e presenças em fases finais (três) pelos sub-21 lusos -, numa lista liderada por Francisco Conceição, com nove.
Durante o trajeto na equipa de esperanças, Manuel Fernandes teve as quatro primeiras partidas com a seleção principal, pela qual debutou em 2005 e se despediu em 2018, na eliminação frente ao Uruguai nos 'oitavos' do Mundial (2-1), com três golos em 15 jogos.
Ao contrário de Manuel Fernandes, que também foi lançado como sénior pelo Benfica e encerrou a carreira em 2022/23 ao serviço dos iranianos do Sepahan, Paulo Bernardo e Henrique Araújo ainda não se estrearam pela seleção principal, condição extensível aos outros 21 futebolistas à disposição de Rui Jorge na Eslováquia - o guarda-redes Samuel Soares e o extremo Geovany Quenda já trabalharam com os AA, mas não competiram.
O recorde detido até agora de forma singular por Manuel Fernandes pode ser batido por Paulo Bernardo e Henrique Araújo na 25.ª edição do Campeonato da Europa de sub-21, que começou na quarta-feira e decorrerá até 28 de junho, com o conjunto das 'quinas' à procura de um inédito título, na sequência das derrotas nas finais de 1994, 2015 e 2021.
Atrás dos recordistas está um quarteto com 28 embates, que integra Ricardo Quaresma, João Pereira, Silvestre Varela e Fábio Silva - foi pré-convocado por Rui Jorge, mas não recuperou de uma lesão e falhou a fase final, terminando o percurso no escalão com 15 golos, a um de Hugo Almeida, uma vez que deixará de estar elegível no final deste ciclo.
Portugal e Polónia começaram a medir forças pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Estádio Sihot, em Trencin, em encontro da segunda jornada do Grupo C do Europeu de sub-21, que decorre em simultâneo com o jogo entre França e a líder Geórgia em Zilina.
Numa 'poule' em que os dois primeiros classificados acedem à fase a eliminar, Portugal reparte o segundo lugar com os gauleses, ambos com um ponto, a dois dos georgianos, que começaram com uma vitória frente aos polacos (2-1), assegurada já nos descontos.
Apesar de alguma demora a engrenar, os meninos de ouro convenceram sob o novo selecionador
Triunfo indiscutível por 5-0, com todos os golos a serem marcados na segunda parte
Avançado do Sporting entrou ao minuto 60 diante de França, nos quartos-de-final
Técnico holandês fala numa vitória fantástica
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United